domingo, janeiro 19, 2020

Alentejo




Nunca fui um fã da paisagem alentejana, devo confessar. O campo “a sério”, para mim, tem de ter montes e vales pronunciados, penhascos, imensas subidas e descidas, coisas agrestes, rochedos. Como acontece em Trás-os-Montes, claro.

E, dito isto, o Alentejo (já Alto, é verdade) estava soberbo, como eu nunca o tinha visto, neste fim de semana que por lá passei. Talvez pela chuva recente, os verdes estavam imbatíveis, as planuras até me fizeram esquecer o meu Marão. E não sou fácil de contentar!

6 comentários:

Anónimo disse...

Vivo na Beira Alta, inconformado com a paisagem rural apertada, saturada de pinheiros e eucaplitos, sem horizontes desafogados. Por isso, para um africano como eu, o Alentejo permite-me respirar melhor. Mas também gosto de partes de Trás-os-Montes, sem dúvida.

Anónimo disse...

É raro um transmontano gostar da paisagem alentejana.
É muita planície a perder de vista, não estão habituados a tanta largueza...

dor em baixa disse...

Uma paisagem plana com suaves ondulações, um sobreiro aqui, outro acolá, eis o Alentejo que me emociona.

Luís Lavoura disse...

O Alentejo na primavera é muito bonito. Mas somente até maio.

Portugalredecouvertes disse...

também acho lindo o Alentejo na primavera! florido até onde o olhar alcança
claro se não lhe metem muitos herbicidas!

Cardeal disse...

Ainda que seja beirão, o Alentejo, em particular o BA, faz-me respirar fundo. O verde da primavera não é mais bonito do que o dourado do verão. É pena ser tão quente no verão. Não se pode ter tudo.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...