domingo, janeiro 19, 2020

Alentejo




Nunca fui um fã da paisagem alentejana, devo confessar. O campo “a sério”, para mim, tem de ter montes e vales pronunciados, penhascos, imensas subidas e descidas, coisas agrestes, rochedos. Como acontece em Trás-os-Montes, claro.

E, dito isto, o Alentejo (já Alto, é verdade) estava soberbo, como eu nunca o tinha visto, neste fim de semana que por lá passei. Talvez pela chuva recente, os verdes estavam imbatíveis, as planuras até me fizeram esquecer o meu Marão. E não sou fácil de contentar!

6 comentários:

Anónimo disse...

Vivo na Beira Alta, inconformado com a paisagem rural apertada, saturada de pinheiros e eucaplitos, sem horizontes desafogados. Por isso, para um africano como eu, o Alentejo permite-me respirar melhor. Mas também gosto de partes de Trás-os-Montes, sem dúvida.

Anónimo disse...

É raro um transmontano gostar da paisagem alentejana.
É muita planície a perder de vista, não estão habituados a tanta largueza...

dor em baixa disse...

Uma paisagem plana com suaves ondulações, um sobreiro aqui, outro acolá, eis o Alentejo que me emociona.

Luís Lavoura disse...

O Alentejo na primavera é muito bonito. Mas somente até maio.

Portugalredecouvertes disse...

também acho lindo o Alentejo na primavera! florido até onde o olhar alcança
claro se não lhe metem muitos herbicidas!

Cardeal disse...

Ainda que seja beirão, o Alentejo, em particular o BA, faz-me respirar fundo. O verde da primavera não é mais bonito do que o dourado do verão. É pena ser tão quente no verão. Não se pode ter tudo.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...