quinta-feira, janeiro 30, 2020

A oportunidade

Agora que estão a vir “à tona” alguns notórios fascistas, a direita democrática portuguesa tem uma oportunidade para “limpar a casa” e deixar claro que não se deixa confundir com essa escumalha política. Vários amigos meus desse setor já marcaram as suas distâncias. Excelente!

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas, como ensina a história comparada recente, é a "escumalha" que vai vencer e ultrapassar a agora "direita democrática" .... Parafraseando um célebre político trauliteiro de esquerda " vão-se habituando..."

Anónimo disse...

É com profunda tristeza e indignação que assisto ao atual grau zero da política! A perda de tempo, que custa imenso ao herário público, com pormenores e detalhes que reforçam e manifestam a xenofobia e o racismo que expressam...são fait diversa que tentam desfocar a atenção dos portugueses para o que é realmente importante! Por favor parem com este triste desempenho político. Será que não é perceptível que é o próprio parlamento e designadamente o presidente da assembleia da república que com estas intervenções que apenas servem para promover quem dizem que não querem...!

Jaime Santos disse...

Ali para os lados dos anos 30, a escumalha venceu e o resultado foi o que se viu. Depois, um conjunto de sábios, alguns deles originalmente pacifistas, ameaçados de extinção por um demente oriundo da escumalha e pelos seus sequazes, assustaram-se e partiram em direção ao deserto do Novo México e fabricaram uma arma tão terrível que pode destruir toda a vida na Terra.

A escumalha que se cuide nas escolhas que faz... É que no fim, a razão triunfa sempre sobre a vontade. Nem que seja sobre ruínas.

aamgvieira disse...

A esquerda democrática também deve começar a "limpar a casa" que começou a sujar em 2015.
Deve deixar claro que não se deixa confundir com essa escumalha política de esquerda.

Vários amigos meus desse sector já marcaram as suas distâncias. Excelente!

A.Vieira

Jaime Santos disse...

A tentativa de colar a Esquerda radical à Extrema-Direita falha num pormenor essencial, a Esquerda nunca foi racista ou xenófoba.

E, se olharmos para o programa actual do PCP ou o do BE, estes não contêm um grão de nada mais do que a socialismo-democrático que vigorava nos idos de 70. Isso pode estar ultrapassado ou ser ridículo ou algo demagógico, mas certamente que não se compara com os disparates de Ventura ou dos seus.

Quer isto dizer que o PCP em particular assumiu todas as consequências da falência do modelo soviético, incluindo o reconhecimento da montanha de crimes cometidos na URSS, no Leste Europeu e em outras paragens em nome do socialismo?

Nem por sombras, há até quem (!) exalte a URSS porque a sua existência enquanto modelo alternativo obrigava os governos ocidentais a investir em políticas sociais com medo da contestação anti-capitalista, ou porque ajudou os movimentos anti-coloniais, ou porque foi crucial para derrotar o nazismo, depois de se aliar a ele, claro, esquecendo que tal exercício é desde logo um insulto à memória das inúmeras vítimas do comunismo.

Só que tentar fazer equivaler o comunismo ao nazismo é intelectualmente desonesto. Aconselho um artigo recente da historiadora Esther Mucznik no Público sobre esta temática.

A nossa Direita tem um problema de identidade, no tempo da velha senhora foram muito poucos os dessa área política que se opuseram frontalmente a Salazar e os que o fizeram, como Humberto Delgado, provavelmente deixaram de ser de Direita no fim do processo.

Ou seja, as credenciais democráticas da Direita não são muito antigas, enquanto as da Esquerda se forjaram na luta contra o Fascismo.

Esta Direita Democrática tem agora uma excelente ocasião para se demarcar da Extrema-Direita.

Ou será que vão ao invés tentar lançar areia aos olhos das pessoas recorrendo a falsas equivalências que denotam desde logo mau perder por Costa não lhes ter feito um frete em 2015 e ter decidido governar à Esquerda?

Anónimo disse...

Que desilusão! Não publica o meu apelo a que se deixe de tangas e diga nomes? Que falta de frontalidade. Estes textos diz que disse começam a parecer crónicas sociais...

João Cabral disse...

Joacines e Venturas alimentam-se um do outro. Nada de novo no pêndulo político.

Anónimo disse...

“ vários amigos meus já marcaram a sua distancia “ eh eh eh ... então o voto não é secreto ? Dizem-se alhos e fazem-se bugalhos !!!

Parabéns, concidadãos !