quinta-feira, agosto 08, 2024

A piscina de Vila Real


Foi já há algumas décadas, mas, com sinceridade, não consigo precisar quando foi. Lembro-me que estava sentado numa mesa do Café Pompeia, à conversa com um vereador da Câmara Municipal de Vila Real. Tenho ideia de que foi antes do 25 de Abril, mas não tenho absoluta certeza, porquanto essa pessoa foi vereadora antes e depois dessa data.

A nossa conversa era sobre piscinas. Em Vila Real, não havia nenhuma piscina. À época, aprendia-se a nadar, sem um mínimo de condições de segurança, na levada de Codessais, do rio Corgo. 

Os meus pais nunca tinham autorizado que eu fosse para o rio, onde já tinham ocorrido acidentes. Assim, eu acabara por aprender a nadar, em férias, na doca do porto de Viana do Castelo, onde uns voluntários ensinavam os miúdos. As condições também não eram as ideais, pelo que havia sido criado um movimento cívico para a construção de uma piscina pública para Viana (havia então apenas a piscina do hotel, no topo do monte de Santa Luzia). Eu explicava ao vereador vila-realense que o meu pai, muito ligado a Viana e sensível a um apelo feito por esse movimento, tinha oferecido um saco de cimento para a iniciativa, ideia que estava a ter ampla adesão. E fui perguntando ao meu interlocutor se não seria possível, em Vila Real, alguém vir a avançar com uma proposta idêntica.

O vereador sossegou-me: o município de Vila Real tinha já decidido construir uma piscina, aliás muito perto do tal lugar de Codessais, no rio Corgo, pelo que não estava previsto qualquer apelo para ajuda do público. As obras iam iniciar-se em breve. (Não tenho ideia de quando foram efetivamente efetuadas e concluídas). Felicitei-o e perguntei-lhe, por mera curiosidade, sobre qual iria ser o comprimento e a largura daquela que iria ser a primeira piscina de Vila Real. Para sempre guardei a sua resposta: "A piscina vai ser redonda. Se a fizéssemos retangular, haveria logo gente que queria ir para lá nadar de uma ponta à outra, impedindo as pessoas de tomar banho à vontade..." Bem visto!

6 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Isso 'tá bem!
Embora seja mais de praia, tenho saudades das piscinas da Béltico (na Praia dos Belgas / Vale de Janelas, Óbidos), demolidas, junto com as respetivas instalações do clube há uns 15 ou 16 anos, pelo menos uma vez por ano era tradição lá ir.

Flor disse...

Já entendi! Na piscina redonda pode-se estar umas horas a conversar na água, a ensinar os bebés a nadar, a jogar voleil aquático, a namorar, a boiar simplesmente ....:-) :- ) :-)

Anónimo disse...

No entanto, aquele lugar onde a piscina se situa,, junto ao rio e com bastante espaço, merecia um empreendimento mais promissor. Parece que estão a resolver isso com as obras que decorrem.

C.Falcão disse...

Uma piscina redonda ?
Já vem d’aí o não haver
nadadores originários da Bila.
Recreativamente,
C.Falcão

jj.amarante disse...

Vereador sábio, os desportistas que façam outra piscina para as provas de natação! E para o mesmo volume de água são precisos menos azulejos laterais, para a mesma área o círculo é o que tem menor perímetro.

aguerreiro disse...

Faz-me lembrar a estória do Samora quando visitou no Maputo uma fábrica de ataúdes
Perguntou ao industrial por que é que não faziam caixões redondosª
-Oh camarada presidente nunca tal vi ou ouvi!
-É que circular é viver retorquiu o camarada Samora

Já agora

Haverá quem venha responder que "isso agora não interessa nada". Mas seria importante saber: que avaliação faziam as autoridades s...