terça-feira, abril 02, 2024

Tropa

Serviço militar obrigatório "facultativo"? Faz-me lembrar aquele pai que dizia que, quando crescesse, o filho seria bombeiro voluntário, "quer ele queira quer não".

6 comentários:

Anónimo disse...

Se em 1974 já tivéssemos serviço militar só para quem quisesse e gostasse (seria um exército de profissionais) o 25 de Abril teria acontecido como aconteceu? Não me parece fácil imaginar a GNR a fazer um golpe de Estado como o de 1974. Tenho receio de exércitos só de profissionais.
Mas não adivinho o futuro como os comentadores que vemos na Televisão fazem.
Zeca

7ze disse...

Boa Zeca! Revoltei-me contra o SMO, por considerar que estava parado no tempo e formatado para recrutar carne para canhão, na óptica do serviço de guerra, não permitindo ao jovem discernir qualquer vantagem. Perdido o "império" e confinados ao rectângulo primordial, com os jovens muito mais bem informados dos anos oitenta, era preciso evoluir, desenvolver novas competências, adaptar às novas tecnologias... Honrar Viriato e formar mais guerrilheiros criativos que soldados obedientes. Uma oportunidade perdida, para incorporar a grande experiência advinda da guerra colonial, a que a teimosia de Salazar (que nos poupou à segunda grande guerra) nos obrigou.

Anónimo disse...

Sendo membro relapso da NATO a Portugal não restão grandes opções. Tal como noutras àreas, civis, as directivas, as ordens de marcha a cumprir vêm de fora. O governo local, e o PR, tomam conhecimento e assinam. Ponto final.

João Cabral disse...

Só fará sentido se incluir mulheres.

Carlos disse...

Cumpri o SMO nos idos anos 80 numa altura da vida em que estava mais vocacionado para outras atividades e foi algo que por força de circunstâncias imprevistas me deixou marcas físicas para o resto da vida. Concordo parcialmente com o juízo crítico do 7ze sobre a gestão de recursos e a orientação dada por alguns oficiais. Todavia devo dizer que acho que o SMO facultava aos jovens um percurso de integração na cidadania muito importante. Juntava os filhos das classes letradas das cidades com os jovens da província e dos meios rurais, colocando todos num pé de igualdade face aos desafios próprios da recruta, testava o carácter de cada um e animava um sentido de lealdade e solidariedade. Coisas que podem parecer sem importância nos dias de hoje onde conta vencer e ter sucesso (as vezes sem olhar a meios). Independentemente de ser ou não possível reverter a decisão do fim do SMO acho que é útil reflectir sobre um certo individualismo exacerbado e o deslassar do espírito de comunidade e de sacrifício pelo bem colectivo.

mensagensnanett disse...

SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO
.
.
Nativos, não-nativos naturalizados e mercenários:
-> a BlackRock (e etc) precisa de carne para canhão para os seus negócios no caos: vide Ucrânia.
.
Já está prevista uma substituição populacional:
- «Se necesita capital humano para reconstruir el país y para la inversión, ¿quién va a abrir una nueva empresa o un nuevo banco en un país con tan poca población?", observó.
Cualquier gobierno de posguerra tendrá que abrir de par en par sus fronteras para que entren nuevos inmigrantes si quiere que el país se recupere, afirmó.
Políticamente, Ucrania tiene que estar dispuesta a aceptar esta realidad y ser muy inteligente en su política migratoria. Tendremos que atraer a muchos emigrantes de otros países».
---> Os ucranianos lutam pela salvaguarda daquilo que venderam ('ao preço da banana') à BlackRock (e etc).
.
.
Ucranianos: UM POVO QUE SE VENDEU DUMA FORMA ABSOLUTAMENTE MISERÁVEL:
- os ucranianos NÃO SÓ (a quando do fim da ditadura dos sovietes) não falaram na devolução das regiões russófonas que a ditadura dos sovietes haviam integrado na Ucrânia... COMO TAMBÉM (ainda por cima)... ambicionaram fazer uma limpeza étnica de russófonos (no estilo Faixa de Gaza)!!!
--->>> Financiados pelos (a soldo dos) ocidentais mainstream os ucranianos  bombardearam, massacraram, queimaram vivos (Odessa 2 de maio de 2014) russófonos das regiões que a ditadura dos sovietes haviam integrado na Ucrânia.
--->>> Mais; Fevereiro 2022: o Donbass estava sendo alvo de um intenso bombardeamento, e 120 mil soldados ucranianos junto ao Donbass:
- sim: estava na forja uma limpeza étnica do tipo Faixa de Gaza.
E... o ocidente mainstream a assobiar para o lado!...
E MAIS: não só assobiou para o lado, como também, o ocidente mainstream andou a pavonear-se/vangloriar-se de esperteza Sun Tsu!?!?!?!?!
{«os acordos de paz Minsk1 e Minsk2 foram um golpe de esperteza Sun Tsu que enganou os parvos dos russos»}
.
.
.
P.S.
Nove, em cada dez, dos mais variados analistas ocidentais garantiam:
- «é muito provável que a Rússia vá socorrer os russófonos
...e...
armas da NATO na Ucrânia, juntamente com sanções económicas à Russia,
...e...
a Russia seria conduzida ao caos: tal seria uma oportunidade de ouro: iria proporcionar um saque de riquezas da Russia muito muito superior ao saque de riquezas que ocorreu no 'caos-Ieltsin' na década de 1990».

Que tropa!

A ideia de que o serviço militar poderia vir a ser uma tarefa para expiar delitos cometidos é tão absurda que se torna muito estranho que ha...