segunda-feira, abril 29, 2024

PSD?

O que é que se está a passar no PSD? Para além da história de cada uma das pessoas, que ajuda a explicar alguma coisa mas não pode justificar tudo, como é possível que gente que foi eleita sob a decência de projeto da direita democrática se bandeie assim para a extrema-direita?

4 comentários:

7ze disse...

Excelentíssimo Senhor Embaixador

Fez-me lembrar a célebre tirada de Napoleão para descrever o seu ministro dos negócios estrangeiros, que já o era da monarquia: "de la merde dans des gants de soie". O problema nem me parece residir propriamente nos vira-casacas, mas na absoluta mediocridade e ignorância ideológica. Até o próprio Adolfo, apesar de psicopata autocrata e autista, era um pouco mais esperto nos seus totalitarismos. Fernando Pessoa definiu bem, em espírito, a teoria política da elite. Há uma aparente incompreensibilidade em como parte significativa do povo português, não forçosamente de má-fé, admite sequer a ideia de um candidato totalmente desqualificado, "que não aprende sozinho nem ensinado", vendendo a banha de Sebastião. Para os abstencionistas convictos e calejados, essa é uma derrota. A nova alvorada estava marcada, muito legalmente, para quando a abstenção atingisse dois terços - nas eleições para a Europa chegámos lá! Esta válvula, forjada pelo Bloco de Esquerda, aliviou paradoxalmente o regime, permitindo a sua sobrevivência, traindo as expectativas de uma maioria silenciosa. Com a regressão dos números legitimadores, somos obrigados a concluir que se trata de uma provocação: não subestimar o povo, nenhum dos votantes pretende minimamente entregar o poder a alguém tão grandiosamente desprovido de atributos para a Governação. Mas o facto inegável, com reflexo neste seu blogue, é que a já fraca legitimidade de certo orgão "representativo" do regime, democraticamente aferida por simples quarto dos eleitores, contaminada por declarações esquizofrénicas, ajuda a essa demarcação. Os cancros são assim, funcionam por metástases. Estes ovos estão chochos, não vão a lado nenhum. Contudo, é um sério aviso, para o próximo passo, moção de censura, novas eleições. Qualquer coisa deve acontecer, é urgente uma reflexão entre as forças vivas da Nação.

Sempre com a maior estima e consideração por Vossa Excelência

de Bissau

Luís Lavoura disse...

Vão à procura de emprego.

PedroM disse...

Não consigo partilhar essa estupefação. A direita portuguesa é assim, na sua imensa maioria e na sua essência.
Cavaco Silva recusaria ser PR do Estado Novo? Passos Coelho não aceitaria ser 1º Ministro do dito Estado Novo? Nuno Melo rejeitaria ser ministro de Salazar ou Caetano? E que dizer de André Ventura?

Se querem um exemplo é copiar o link abaixo e colocar no browser.
Afirmações feitas em Portugal em Abril de 2024. Estou convicto que a quase totalidade dos dirigentes do Chega e do CDS se identificam com este discurso, embora alguns nunca o admitissem, e mesmo no PSD também há gente dessa.

C'est la droite e l'Avril au Portugal.

https://twitter.com/WalterDomings/status/1784667036833996868?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1784667036833996868%7Ctwgr%5Eb19ee10e5ae590711a4a436cf49df3bbbe0fc3ac%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Faspirinab.com%2F

João Cabral disse...

É só desviar os olhos para o outro lado e ver.

Auschwitz

A Alemanha, país responsável pelo extermínio organizado de milhões de pessoas, durante a 2ª Guerra mundial, e que era então dirigida por um ...