sábado, abril 06, 2024

Basics

Depois do patrioteirismo do logo do governo, aguarda- se uma diretiva para que passe a dizer-se OTAN, em lugar do estrangeirado NATO. "Back to basics".

8 comentários:

Anónimo disse...

E já agora. Expliquem-me por que carga de água tantos dos “nossos” políticos desataram a dizer ”suportar” com o significado de “apoiar”. Por exemplo, um tal PNS é insuportável no uso deste anglicismo! Terão todos feito MBAs ou doutoramentos em países anglo-saxónicos ou será apenas “foolishness”?
Cumprimentos

balio disse...

Os franceses dizem OTAN, mas isso é porque adoram sons nasalados. Em português não fica bem.

Anónimo disse...

“Suporto” tudo o que disse o anónimo das 7.42h! Inclusivamente o “insuportável” com que mimoseia o tal PNS!

Anónimo disse...

" desataram a dizer ”suportar” com o significado de “apoiar”"
Há inúmeros exemplos disso. Há palavras inglesas parecidas com as portuguesas mas com significado diferente. Há um sem número de pessoas (não só políticos) que preferem dizer as tais palavras portuguesas mas com o significado das correspondentes inglesas.
Exemplos: eventualmente como se fosse eventually, antecipar com o significado de antecipate, etc. etc. Quem não souber alguma coisa de inglês não entende o que dizem. Enfim, as línguas evoluem...
Zeca

Unknown disse...

Em matéria de modernismos, o PS é campeão. Se a gente não se põe a pau, até o nome do país eram capazes de mudar. Toda a gente se lembra que começaram com o Allgarve...

balio disse...

Anónimos

já há muito que os jogadores de futebol fazem "assistências".

João Cabral disse...

Desde que não pronunciem "ÓNU"...

Alfa disse...

O Sr Embaixador é muito benevolente ao qualificar de patrioteirismo aquilo que na verdade é um típico exemplo de Damnatio Memoriae, o apagamento da memória, a obliteração da memória, praticada pelos imperadores romanos sobre os antecessores e pelos cristãos do século ÍV e seguintes sobre as divindadedes adoradas precedentemente.
Não havia necessidade, a rapidez com que se procedeu ao apagamentoa da memória dos antecessores revela que a atitude do governante atual considera o país a sua quinta. Mais respeitinho não lhe fazia mal. Caso para relembrar o livro "Chegaram as trevas", bem como a divindade mutilada que aparece na capa.

O outro 25

Se a manifestação dos 50 anos do 25 de Abril foi o que foi, nem quero pensar o que vai ser a enchente na Avenida da Liberdade no 25 de novem...