quarta-feira, agosto 17, 2022

O país que somos

Nem Sérgio Figueiredo nem Fernando Medina mereciam o desfecho que acabou por ter a contratação do primeiro pelo segundo, para uma consultoria temporária no Ministério das Finanças.

Seria Sérgio Figueiredo incompetente para aquilo que lhe fora proposto ir fazer? Um economista que teve uma carreira brilhante, a nível de direção, no nosso jornalismo económico, que dirigiu com sucesso uma das mais prestigiadas fundações culturais do país, que esteve à frente da informação de um dos canais cimeiros no nosso panorama televisivo, não tinha perfil para a função para a qual fora convidado? Só a brincar!

A cultura da inveja, da obsessiva desconfiança, dos ódiozinhos de capelinha, somados ao aproveitamento político, vieram à tona, em todo o seu esplendor. Mas tudo isto era expectável, sabendo-se “do que a casa gasta”. Por isso, só por isso, quando vi a notícia achei logo que as coisas iam correr mal. É que este país parece incurável, meus caros Sérgio e Fernando!

8 comentários:

João Cabral disse...

Mas alguém duvidou da competência para o cargo, senhor embaixador? Creio que não, não vi nada disso em lado nenhum. As questões, que não aflora, são outras e muito outras.

hmj disse...

Senhor Embaixador:
Pena é que a inteligência não tenha iluminado melhor tanto a cidadania como o exercício do bem público.

Rui Figueiredo disse...

“…carreira brilhante…no nosso jornalismo económico…”!!? todos sabemos do brilho do jornalismo económico ao prever e antecipar a quase banca rota de 2011!

Anónimo disse...

Claro que as questões foram outras.
E se não fossem essas outras seriam outras outras.

Anónimo disse...

Exatamente! João Cabral, é isso mesmo! Pena é que não venham a público as inúmeras nomeações que têm ocorrido em moldes idênticos, ou seja sem ética, sem transparência, sem respeito pelos “outro”portugueses. E, já agora também é caso para perguntar porque é que isto acontece durante o tempo em que o país vai a banhos?

rsc disse...

Existe um conjunto de pessoas que me dão alguma esperança por terem uma honestidade intelectual que me orienta no meio de tanta polarização e maniqueísmo em que só existem bons e maus, e que conseguem fazer leituras e interpretações de factos sem enviesamentos ideológico-partidários. Fico triste por perceber que perdi o Sr. Embaixador deste conjunto de pessoas.

André Almeida disse...

“esta contratação é altamente criticável, eu diria mesmo absurda, porque no currículo do dr. Sérgio Figueiredo vê-se que é licenciado em Economia. Mas é contratado para quê? “Desenho e acompanhamento de políticas públicas.” Meu Deus! Isto é uma área técnica e científica reconhecida em todo o mundo. Não é uma coisa que qualquer um faz. Contratar Sérgio Figueiredo para estas funções, atendendo ao currículo público, é uma ofensa a todos aqueles que são gestores de políticas públicas.l

João Bilhim in
https://www.publico.pt/2022/08/12/politica/entrevista/joao-bilhim-contratar-sergio-figueiredo-ofensa-gestores-politicas-publicas-2017095

Anónimo disse...

Não há nenhuma razão que justifique o alaridos pouco sério que se fez em volta da nomeação. Não tinha nada de ilegal. As nomeações de gabinetes não têm nada a ver com o Sr! Pilhem, cujo cargo, esse sim não devia existir (por razões totalmente diferentes, esclareço). . Por este andar qualquer dis tida a gente pode tomar decisões sobre o governo do país, excepto os ministros.
Fernando Neves

Vou ler isto outra vez...