sexta-feira, agosto 12, 2022

Conceito Estratégico de Defesa Nacional

Tenho o gosto de integrar o grupo de 21 personalidades que, a convite da ministra da Defesa Nacional, professora Helena Carreiras, foi encarregado de elaborar a proposta para as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, que vão vigorar na próxima década. Presidirá ao exercício o professor Nuno Severiano Teixeira.

Da anterior comissão, que preparou as bases para o Conceito Estratégico que esteve em vigor nos últimos dez anos, presidida pelo professor Luís Fontoura, e que havia sido nomeada em 2012 pelo então ministro da Defesa Nacional, Dr. Aguiar Branco, transitaram três nomes: Leonor Beleza, Nuno Severiano Teixeira e eu próprio.

Como é óbvio, nenhum dos membros desta comissão aufere qualquer remuneração pelas funções exercidas. 

Ver a notícia aqui.

5 comentários:

Bmonteiro disse...

Lá vem a nau Catrineta que tem muito que conceituar, se me permite, Sr Embaixador.
A) Anos Portas MDN, início de mandato, rever o CEDN.
Na AOFA, lá se fêz por participar no assunto.
Entretanto, com a dança de cadeiras nos cargos superiores da AP, em benefício dos membros do/s partido/s, seis meses de ministério parado.
Efeitos do dito cujo: zero.
B) Anos Aguiar Branco, um CEDN altamente desenvolvido, que logo o MDN tratou de refazer, diminuindo-o parcialmente! Efeito zero, pese o elaborado trabalho com o Defesa 2020.
C) Agora, com a MDN a tratar da pasta, outro compasso de espera.
Após a 'profunda' revisão da estrutura superior das FA, lógica, mas uma medida cirúrgica, o resto, o grosso pode esperar:
Rede de escolas superiores militares dispersas pelos Ramos, quartéis do Exército de quadros e praças ausentes, à espera de Godot, quatro QG para outros tantos CEM de 4*, quando na Alemanha ou Canadá, funcionam com 1 (um).
D)Visão de jornalista francês, com pequeno contacto comigo no norte de Moçambique-Nangololo 1971/72:
«Uma das particularidades portuguesas: o gosto da pequena polícia, a que mantém relações sentimentais como povo. A sua arte de bisbilhotar, de procurar por trás, de inventar razões e causas, a um tempo teima de funcionário e regressão à inteligência infantil. Ou bem que os portugueses não fazem nada, ou bem que vão até ao último pormenor e, chegados aí, largam tudo como de costume»
 “O quinto império”
Dominique de Roux (1977, Paris)

Flor disse...

Parabéns! "Veja aqui" falta o link.😮

Francisco Seixas da Costa disse...

Flor. Já pode acessar o link. Obgd

Flor disse...

Ok. Muito obrigada.

Flor disse...

"Governo escolheu 21 "sábios" para criar a nova Estratégia de Defesa Nacional". Parece que noto ali uma pitada de ironía...

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...