terça-feira, outubro 01, 2019

Saída do cinema


4 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,

Antes de mais nada, desejo-lhe uma rápida e boa recuperação.
Deixe-me dizer-lhe, Senhor Embaixador, Senhor Doutor, Senhor Doutor Francisco Seixas da Costa, ou simplesmente, caríssimo Chico, que andei por aqui, li seu blogue, aliás, interessante, mas também li coisas desinteressantes, ou mesmo, pesadas e doídas. Uma delas, essa questão que como chamar "o outro". Não será o Senhor caro Chico que não nos conhecemos nem fomos colegas na instrução primária. Lembre-se, Senhor Costa, nem todos tiveram o seu "berço", nem todos tomaram o seu chá. Todavia, não significa isso que sejam pessoas más, de péssima índole ou com a intenção de ofender ou de desmerecer aquele a quem se dirigem. O mundo mudou, a educação mudou e as pessoas de hoje não se atêm tanto a essas "regrazinhas" de antigamente, talvez até por desconhecimento. O mundo está mais rápido ... Bem, eu não levo em conta se me tratam por tu, por você, por senhor isto ou aquilo. Detenho-me mais na maneira ... há simpatia, atenção, delicadeza, bom humor (sim, os portugueses geralmente são carrancudos)? Pronto, foi um atendimento perfeito, ainda que me tenham chamado de "tu". Gostaria de saber, se me permite perguntar-lhe, como o Senhor Embaixador trata quem o atende? Chama-o de senhor (apelido)? Ele, perto do Senhor, é diferente? Ah sim, deve ser, é um simples atendente, sem nome, nem diploma.
Vamos lá, deixe-se desse "nariz empinado", Senhor Costa. A vida é tão bonita (porém breve) e esse tipo de ninharia, de mesquinhice, de picuinha em nada a fazem melhor.

Tratem-me por TU, com elegância, mas nunca por Excelentíssimo Senhor Doutor com grosseria, como se me quisessem chamar de filho da p ...

Nem sei se o Senhor Costa (gostou deste tratamento?) vai publicar isto, mas está bem, já disse ...

Estimo as suas rápidas melhoras.

Anónimo disse...

Senhor Embaixador

Pela foto creio que deve estar a sair do hospital para continuar a sua recuperação.

Desejo-lhe as melhoras e que a fisioterapia o faça abandonar rapidamente as suas canadianas.

Com os melhores cumprimentos

LBA

Anónimo disse...

Anónimo de 30 de setembro às 15.38,

Se anda por aqui com regularidade, já devia ter percebido, que, o autor publica, até os comentários mais loucos! Como o seu...

Berço, chá, café, laranjada, umas jolas...
Ser educado é outra coisa.

É respeito pelo outro, bom senso, elegância.

Não trato por tu, não digo você, muitas vezes não digo senhor ou senhora.
Utilizo os verbos na terceira pessoa do singular, é quanto basta.
Exijo o mesmo tratamento, parece lhe bem, assim?

As pessoas de hoje, precisam aprender. À vontade, mas não à vontadinha.

Embaixador ainda bem, que, já saiu do cinema...

António disse...

Com o maior respeito pelo seu périplo hospitalar, suponho que não foi pelo SNS. Leve a mal esta suposição, mas garanto-lhe que os seus posts seriam diferentes. Ou estou errado e o caro embaixador é mais estóico do que eu imagino.

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .