segunda-feira, outubro 07, 2019

“It’s the economy, stupid!”


Há quase uma década, no auge da nossa crise financeira, enquanto embaixador em Paris, chegado ao escritório, a primeira coisa que fazia era abrir o “Financial Times”, pela página do segundo caderno onde vinham os “spreads” da nossa dívida pública, referenciada face ao tratamento que os mercados davam à dívida alemã. Esse diferencial era a medida da nossa tragédia.

De seguida, baixava o olhar umas linhas e comparava o nosso “spread” com o da Espanha. Não me movem emulações peninsulares (a boa diplomacia portuguesa não usa a palavra “ibérico”), mas ia constatando que os nossos vizinhos tinham sempre uma melhor aceitação nos mercados. Não havia nenhuma conspiração contra nós ou algum conluio da imprensa financeira para favorecer Madrid. Aplicava-se apenas a famosa expressão que um assessor de Bill Clinton consagrou um dia para sempre: “It’s the economy, stupid!”

A Espanha continuou a ter um diferencial favorável face a nós, até hoje. Hoje mesmo! Leio num “alerta“ no iPhone que, nesta data de 7 de outubro de 2019, Portugal igualou o “spread” da Espanha. Olé!

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Porque é que a "boa" diplomacia usa a palavra "peninsular" mas não a palavra "ibérico"? Que eu saiba, o que está em causa é a Península Ibérica...

Luís Lavoura disse...

Foi Portugal que igualou o spread da Espanha, ou Espanha que igualou o spread de Portugal? É que, tanto Portugal deverá estar numa trajetória ascendente em termos de segurança financeira, como Espanha deverá estar numa trajetória descendente. É o spread de Portugal que tem baixado, ou o spread de Espanha que tem aumentado?

Anónimo disse...

caro Luis Lavoura com um pouco de sorte talvez exista um relativismo na teoria economica (por certo existe alguma especie de invariancia por escala) que permita demonstrar que as trajectorias em economia sao todas relativas, nao ha economias nem spreads absolutos!...

Anónimo disse...

Em Espanha leva-se a sério os "spreads". Se necessário, manda-se a polícia para a rua espancar as pessoas que os ponham em causa (ainda que o façam da forma mais pacífica). Se com esta frase toda leram "Catalunha", acertaram.

A foto que FSC publicou há uns dias (num exercício de demagogia), referente aos tempos do Passos Coelho, em Espanha, é brincadeira para começar o dia. E eu sei-o, que bem vi a polícia de choque "desembarcar" a metros de mim, pobre turista, durante uma manifestação estudantil (curiosamente, também ela pacífica), em Madrid.

Maduro e a democracia

Ver aqui .