quinta-feira, outubro 24, 2019

10 mesas da Beira interior


Desta vez, vamos para os distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco. Dentre muitos outros pousos gastronómicos que poderia indicar, aqui ficam 10 casas, muito diferentes entre si, que, mesmo sem recurso aos guias da moda, me vêm à memória quando me apetece comer bem nas minhas andanças pela Beira interior, mantendo a regra de não referir mais do que um restaurante em cada localidade:

Cantinho do Tito, Viseu

Cova da Loba, Linhares da Beira, Celorico da Beira

Vallecula, Valhelhas

Restaurante da Pousada, Belmonte

Taberna A Laranjinha, Covilhã

Casas do Coro, Marialva

Entre Portas, Pinhel

Três Pipos, Tondela

Tasquinha do Matias, Ucanha, Tarouca

O Lagar, Herdade do Regato, Castelo Branco


Experimentem e digam da vossa justiça! 

Na sexta-feira, falaremos da Beira Litoral

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

Há dois anos passei por Linhares da Beira e entrei na Cova da Loba.
Ninguém me ligou, estavam todos muito ocupados com as muitas pessoas no local. Vi a lista e desisti imediatamente: preços muito elevados e, pelo aspeto da coisa, iriam demorar horas a servir-me.
Voltei para o INATEL de Fornos de Algodres, onde o preço é sempre o mesmo e a comida está permanentemente à disposição (buffet). É muito mais fácil comer lá.

Cardeal disse...

O Vallecula em Valhelhas vale o desvio.Um sítio agradável e uma boa relação qualidade/preço. É uma pena a sala não ser um pouco mais espaçosa que talvez não fosse necessário reservar.

Anónimo disse...

Já agora, Francisco, deixo-lhe outra sugestão, nesta região da Beira Alta: O "Margarida", ali perto de Seia/S.Romão, na Senhora do Restelo. Servem bem, com toalha de pano na mesa, preços muito aceitáveis, gente simpática, boas entradas para degustar, embora a ementa não seja muito rica, mas serve. E depois do repasto, deixo outra sugestão: ir a pé até à Cabeça da Velha, que fica logo ali, a uns 15 m de passeio. Vistas bonitas, junto a uma pequena capela.
O melhor é ir durante o almoço, por esta altura do ano, a fim de se dar o tal passeio a pé, para digerir a refeição.
Fica a dica!

Cardeal disse...

“Cardeal” é um lugar da freguesia de Rendo do concelho de Sabugal. Nesta zona e talvez noutras no início da primavera há uma ótima salada de meruges, que por vezes é servida no restaurante O Robalo, no Sabugal. Lembro que apenas há este vegetal nos regatos de água corrente, na primavera.

Anónimo disse...

Francisco, correcção: Senhora do Desterro (a um passo de S. Romão)!
O Vallecula é muito bom. Merece o desvio.
Mudando de rota, quando for à Nazaré, vá à Rosa dos Ventos (veja na Net). O espaço não é muito grande, mas o Sr. Raimundo, antigo emigrante no Canadá, que é uma simpatia de pessoa, tem lá peixe do melhor!
Abraço!

Adeus, "Costa do Sol"!

Há já uns bons anos, alguém me disse que, em Vila Pouca de Aguiar, tinha surgido um novo restaurante. Conhecia então toda a oferta de restau...