quinta-feira, outubro 24, 2019

10 mesas da Beira interior


Desta vez, vamos para os distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco. Dentre muitos outros pousos gastronómicos que poderia indicar, aqui ficam 10 casas, muito diferentes entre si, que, mesmo sem recurso aos guias da moda, me vêm à memória quando me apetece comer bem nas minhas andanças pela Beira interior, mantendo a regra de não referir mais do que um restaurante em cada localidade:

Cantinho do Tito, Viseu

Cova da Loba, Linhares da Beira, Celorico da Beira

Vallecula, Valhelhas

Restaurante da Pousada, Belmonte

Taberna A Laranjinha, Covilhã

Casas do Coro, Marialva

Entre Portas, Pinhel

Três Pipos, Tondela

Tasquinha do Matias, Ucanha, Tarouca

O Lagar, Herdade do Regato, Castelo Branco


Experimentem e digam da vossa justiça! 

Na sexta-feira, falaremos da Beira Litoral

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

Há dois anos passei por Linhares da Beira e entrei na Cova da Loba.
Ninguém me ligou, estavam todos muito ocupados com as muitas pessoas no local. Vi a lista e desisti imediatamente: preços muito elevados e, pelo aspeto da coisa, iriam demorar horas a servir-me.
Voltei para o INATEL de Fornos de Algodres, onde o preço é sempre o mesmo e a comida está permanentemente à disposição (buffet). É muito mais fácil comer lá.

Cardeal disse...

O Vallecula em Valhelhas vale o desvio.Um sítio agradável e uma boa relação qualidade/preço. É uma pena a sala não ser um pouco mais espaçosa que talvez não fosse necessário reservar.

Anónimo disse...

Já agora, Francisco, deixo-lhe outra sugestão, nesta região da Beira Alta: O "Margarida", ali perto de Seia/S.Romão, na Senhora do Restelo. Servem bem, com toalha de pano na mesa, preços muito aceitáveis, gente simpática, boas entradas para degustar, embora a ementa não seja muito rica, mas serve. E depois do repasto, deixo outra sugestão: ir a pé até à Cabeça da Velha, que fica logo ali, a uns 15 m de passeio. Vistas bonitas, junto a uma pequena capela.
O melhor é ir durante o almoço, por esta altura do ano, a fim de se dar o tal passeio a pé, para digerir a refeição.
Fica a dica!

Cardeal disse...

“Cardeal” é um lugar da freguesia de Rendo do concelho de Sabugal. Nesta zona e talvez noutras no início da primavera há uma ótima salada de meruges, que por vezes é servida no restaurante O Robalo, no Sabugal. Lembro que apenas há este vegetal nos regatos de água corrente, na primavera.

Anónimo disse...

Francisco, correcção: Senhora do Desterro (a um passo de S. Romão)!
O Vallecula é muito bom. Merece o desvio.
Mudando de rota, quando for à Nazaré, vá à Rosa dos Ventos (veja na Net). O espaço não é muito grande, mas o Sr. Raimundo, antigo emigrante no Canadá, que é uma simpatia de pessoa, tem lá peixe do melhor!
Abraço!

O futuro