terça-feira, outubro 29, 2019

Pérolas a porcos


“Deitar pérolas a porcos” era uma expressão que ouvia muito ao meu pai.

(Quando disse a alguém que ia usar a expressão, ouvi: “Tens que explicar o que significa. Há muita gente que já não sabe”. Pensei para mim: “Quem não sabe não deve ter interesse naquilo que vou dizer, pelo que não vale a pena explicar”.)

Lembrei-me disso no sábado, ao abrir o “Diário de Notícias” e ao deparar com o suplemento “1864” (alguém teve a ideia, desde que o DN passou a semanário, de dar ao suplemento, como nome, o ano da criação do jornal).

O tema do suplemento desta semana é a comida - a história, as tendências, os gostos. Por lá, entre muitos outros, está um texto bem interessante do meu “mestre” gastrónomo Fernando Melo.

(“Deves andar vidrado com a comida”, disse-me a mesma pessoa. “Já deve estar tudo farto das tuas listas de restaurantes, relembraste um guia teu do Porto de 2002, até para falar do Franco referiste um restaurante galego e, não sei se te deste conta, mas o teu artigo para o JN da semana passada falava em “Cepa Torta”, que é precisamente o nome de um restaurante de Alijó!”)

Todas as semanas, os textos do suplemento, do tal “1864”, sendo desiguais entre si, são, no seu conjunto, criativos, informativos, divertidos. Só que, quando abrimos o jornal, aquela oferta jornalística vem num papel de gramagem miserável, sem uma capa decente, num formato que parece um destacável publicitário (daqueles que vão diretos para o lixo quando compramos os jornais), num tom pardacento que parece apelar a que não leiamos o que por ali nos chega. Um belo produto, embrulhado sem cuidado.

Imagino que os excelentes jornalistas que o DN por lá tem - que já tiveram a tragédia de ver o DN sair em papel ao domingo (quem terá sido o génio?), que agora sai ao sábado (em competição com o “Expresso” e o “Sol”), sem que ninguém se lembre que a sexta-feira está virgem de semanários -, ao depararem com o fruto impresso do seu trabalho, devem pensar: “Isto é deitar pérolas a porcos!”

(Eu sei que o Zé Ferreira Fernandes e a Catarina Carvalho não devem gostar muito do que aqui escrevo, mas é o meu amor à bela marca “Diário de Notícias”, de que não desisto, que fala mais alto.)

2 comentários:

Portugalredecouvertes disse...

também habitualmente compro esse jornal!
não encontrei ainda as pérolas :) eh eh eh

Anónimo disse...

Passei para o Jornal de Notícias. Tenho pena de não ler o Ferreira Fernandes e o Anselmo Borges, mas paciência. Se saísse à Sexta, compraria o Semanário DN. Até me lembraria "O Jornal".

Bugalho

Pensei que a indigitação de Sebastião Bugalho seria tema para discussão entre quantos votam PSD e aí se dividem sobre se ele é a pessoa indi...