O prometido é devido! Depois do Minho, aqui deixo a indicação de 10 restaurantes do Porto e arredores (com mais dois à mistura, e logo explicarei porquê) que sempre me ocorrem, quando por ali ando e me apetece comer bem. Volto a lembrar que não se inclui aqui cozinha “contemporânea” ou “de autor”.
Ontem, a propósito da lista minhota, logo surgiram as naturais divergências, as “faltas imperdoáveis”. Ora, repito: estas não são listas dos “melhores” restaurantes mas, apenas e só, de alguns (muitos outros haveria) que me despertam memórias gustativas positivas.
Aqui ficam, pois, os “meus dez” do Porto e arredores:
Cozinha do Manel, rua do Heroísmo, Campanhã, Porto
Gaveto, em Matosinhos
Antunes, rua do Bonjardim, Porto
António, em Leça
Casa Nanda, rua da Alegria, Porto
Adega São Nicolau, rua de São Nicolau, Ribeira, Porto
Cozinha da Terra, em Louredo, Paredes
Lider, alameda Eça de Queiroz, Antas, Porto
Mário Luso, nos Carvalhos
Cozinha da Amélia, rua do Campo Alegre, Porto
Acrescento a estes 10 restaurantes outros dois, de uma natureza um pouco diferente, fugindo ao modelo de cozinha tradicional portuguesa do grupo anterior, mas que, para mim, são também incontornáveis, ambos, aliás, na zona da Foz.
Cafeína, na rua do Padrão
Wish, no largo da Igreja
Como aprendem a dizer os empregados saídos das escolas hoteleiras, quando nos deixam os pratos sobre a mesa, “espero que gostem”.
3 comentários:
Quando diz "em Leça", a que se refere? A Leça da Palmeira? A Leça do Balio?
É Leça da palmeira.
Muito bom
Maria Isabel
Em boa verdade, o actual restaurante, afastado do original umas escassas centenas de metros,já fica na freguesia de Perafita. O António é também um dos meus restaurantes preferidos e é sempre um porto seguro para quem gosta de bem comer.
Enviar um comentário