terça-feira, outubro 22, 2019

10 mesas do Porto


O prometido é devido! Depois do Minho, aqui deixo a indicação de 10 restaurantes do Porto e arredores (com mais dois à mistura, e logo explicarei porquê) que sempre me ocorrem, quando por ali ando e me apetece comer bem. Volto a lembrar que não se inclui aqui cozinha “contemporânea” ou “de autor”.

Ontem, a propósito da lista minhota, logo surgiram as naturais divergências, as “faltas imperdoáveis”. Ora, repito: estas não são listas dos “melhores” restaurantes mas, apenas e só, de alguns (muitos outros haveria) que me despertam memórias gustativas positivas.

Aqui ficam, pois, os “meus dez” do Porto e arredores:

Cozinha do Manel, rua do Heroísmo, Campanhã, Porto

Gaveto, em Matosinhos

Antunes, rua do Bonjardim, Porto

António, em Leça

Casa Nanda, rua da Alegria, Porto

Adega São Nicolau, rua de São Nicolau, Ribeira, Porto

Cozinha da Terra, em Louredo, Paredes

Lider, alameda Eça de Queiroz, Antas, Porto

Mário Luso, nos Carvalhos

Cozinha da Amélia, rua do Campo Alegre, Porto

Acrescento a estes 10 restaurantes outros dois, de uma natureza um pouco diferente, fugindo ao modelo de cozinha tradicional portuguesa do grupo anterior, mas que, para mim, são também incontornáveis, ambos, aliás, na zona da Foz.

Cafeína, na rua do Padrão
Wish, no largo da Igreja

Como aprendem a dizer os empregados saídos das escolas hoteleiras, quando nos deixam os pratos sobre a mesa, “espero que gostem”.

3 comentários:

Luís Lavoura disse...

Quando diz "em Leça", a que se refere? A Leça da Palmeira? A Leça do Balio?

Maria Isabel disse...

É Leça da palmeira.
Muito bom

Maria Isabel

José Carlos Pereira disse...

Em boa verdade, o actual restaurante, afastado do original umas escassas centenas de metros,já fica na freguesia de Perafita. O António é também um dos meus restaurantes preferidos e é sempre um porto seguro para quem gosta de bem comer.

Vou ler isto outra vez...