quarta-feira, outubro 09, 2019

Lateralização ideológica

Um dos truques para tentar normalizar politicamente o Chega é equiparar simetricamente a extrema-direita a todo o espetro político à esquerda do PS.

Só gente mal informada, que não regula bem ou que está de má fé pode comparar André Ventura a Rui Tavares ou Catarina Martins.

21 comentários:

João Alberto disse...

Boa tarde,
Eu também não equiparo a extrema-direita à extrema-esquerda.
O Bloco e o PCP já estão "normalizados" e já não defendem revolução com bombas, e gostam do jogo democrático.
Já tenho dúvidas quanto ao Livre... Não gostei de ver a Dra. Joacine a recusar apertar a mão ao Sr. Ventura e de comemorar a sua eleição com a bandeira da Guiné... Não são só os brancos que às vezes são racistas...

aamgvieira disse...

Devotos de Santa Catarina e Rui Tavares, "santos" com um CV esplendoroso..

Enfim lá vamos assistindo ao PVEC.

Processo de Venezuelazição em Curso !

Anónimo disse...

Ouça, uma pessoa como o senhor, que é culto e educado nestas coisas da política, tem de saber que chamar extrema direita ao Chega é um disparate que só cabe na cabeça daqueles para quem qualquer tipo que tenha uma ideia diferente é... fascista.

O Chega é de extrema direita, porquê? O senhor consegue listar as características do partido que lhe valem semelhante classificação? É antidemocrático? É contra o Estado de Direito? É nacionalista (na pior aceção do termo)? Promove a violência do Estado ou contra o Estado?

Se ser a favor da prisão perpétua (que existe em países que muito lhe agradam a si), é ser de extrema direita, então, o senhor deve ter de usar uma mola no nariz. Se pedir penas draconianas contra pedófilos é ser de extrema direita, então, comece uma caça às bruxas no seu próprio partido (e, até, círculo de amizades). Se por o dedo na ferida relativamente aos ciganos é ser de extrema direita, aponte já o dedo a tipos como o Pacheco Pereira.

Não digo Chega! mas digo Irra!

Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo consigo.
Jorge Albuquerque

Anónimo disse...

Oh Vieira,
Você não regula lá muito bem, homem! Então Portugal assemelha-se à Venezuela? Costa é o Maduro português?
Tenha juízo!
Jorge Albuquerque

Paulo Guerra disse...

A única ideologia do Ventura é o oportunismo bacoco. Identificaram alguns receios populares - muitos sem qualquer sentido como a insegurança num dos países mais seguros do mundo - e vai alho. O maior erro é conceder qualquer tipo de relevância política. Já chega aquela parte do povo português que não teve qualquer hipótese de se escolarizar.

Anónimo disse...

O Chega não foi eleito como os demais partidos? Não é próprio das democracias respeitar os eleitores? Se o senhor do partido Chega é de direita ou chamem-lhe extrema direita está na mesmíssima posição do BE, PAN e Livre, estes de extrema esquerda. Julgo, salvo melhor opinião, que, quer se goste quer não se goste, se respeitamos os partidos de extrema esquerda também temos que respeitar os da extrema direita. Afinal quem é que está a ser discriminatório e sectário?

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com o anónimo das 12,10 e os outros com a mesma opinião . Tem razão não é Chega é Irra .
Senhor Embaixador , deixe lá as pessoas terem livremente as suas opiniões , ou é obrigatório isto ser uma manada e todos concordarem consigo ? Só a esquerda ou extrema esquerda são dignas de terem opinião , os outros oiçam e calem-se . E democracia , onde anda ?

Joaquim de Freitas disse...

Ouvimos sempre o mesmo argumento, desde as hecatombes de Espanha e dos cemitérios ao luar, de Bernanos, e da queda da Republica de Weimar, que abriu a porta a Hitler e às hecatombes do século.

“ O comentador de 10 de outubro de 2019 às 00:01 escreve: “salvo melhor opinião, que, quer se goste quer não se goste, se respeitamos os partidos de extrema esquerda também temos que respeitar os da extrema direita.”

Claro, salvo que quando a democracia leva ao poder uma esquerda republicana, como na Espanha, nos anos trinta, a extrema-direita sediciosa levanta os batalhões do exército nacional para derrubar a democracia. Um milhão de mortos.
Poderia citar ainda o Chile e tantos outros exemplos.

O mesmo na Alemanha quando a social-democracia se deixa levar pelos cantos da sirene nazista. 60 Milhões de mortos.

Não, a extrema-direita não merece o respeito. Há que combatê-la democraticamente.

Anónimo disse...

Lá está o faccioso a inventar! Um milhão de mortos em Espanha? Foi metade! E, como lhe convém sempre, omite a total bagunça em que a preciosa Esquerda tinha colocado o país, o desastre que era a administração e a desorganização em que aquilo tudo estava (que se refletiu na inferioridade do exército republicano - apoiado pela União Soviética, de Estaline, esse herói do Freitas).

Quanto à 2GM, o Freitas também esquece que ela foi uma junção de vários conflitos, entre os quais a guerra civil chinesa onde outro herói dele, o Mao, o adorável Mao, foi peça fundamental (pelas piores razões - até ajudou passivamente os japoneses).

O Freitas também esquece a invasão dos países bálticos e da Finlândia pela URSS, para já não falar no miserável ataque à Polónia. Lembremos, finalmente, que o querido regime estalinista chegou a entregar diretamente judeus aos nazis, para serem exterminados. Massacres? Nem vale a pena mencionar. A esta altura ele já está à procura de dizer que é tudo culpa dos EUA...

Joaquim de Freitas disse...

O meu comentário das 10:57, vai como uma luva ao anónimo de 9 de Outubro de 2019 às 12:10.

Os partidos de extrema-direita são antidemocráticos, são contra o Estado de Direito, são nacionalistas (na pior acepção do termo) e promovem a violência do Estado ou contra o Estado… Tudo isso.

Ao escrever este comentário não posso apagar da minha memória o grito de José Millán-Astray, o general falangista, na Universidade de Salamanca, face a Miguel de Unamuno : Viva la Muerte.

“Um aleijado , Astray,que não tem a grandeza espiritual de um Cervantes geralmente procura o seu alívio nas mutilações que ele pode infligir em torno dele” Disse Unamuno.

Do que li e ouvi desse deputado português não se pode esperar um recurso à inteligência. Esta gente é do género capaz de responder “Morte à Inteligência”.

Anónimo disse...

Digamos que o Freitas, no que toca ao "morte à inteligência", parece um zombie. Ela já morreu mas ele arrasta-se...

Joaquim de Freitas disse...

Quando um fascista neo nazi vem insultar neste blogue, por falta de argumentos inteligentes, traficando vergonhosamente a Historia, reclamando um desconto na contabilidade mórbida dos mortos da guerra civil espanhola, como se, mesmo meio milhão não fossem demais…para " tratar a bagunça e a suposta desorganização da administração" do governo democraticamente eleito.

Vir a terreiro defender os Judeus, no momento em que os seus amigos demonstram o que sabem fazer desde sempre : Au lendemain de l'attentat antisémite de Halle, la communauté juive exige de l'Allemagne une meilleure protection et une mobilisation contre l'extrême droite. Les craintes d'un terrorisme néonazi resurgissent.

Anónimo disse...

Volto a dizer que a guarida que FSC dá a este Joaquim de Freitas e à forma como ele insulta as pessoas (e a sua inteligência), é uma vergonha.

Chamar "fascista neo nazi" a alguém que discorda dele em questões factuais é miserável.

Os comentários de Joaquim de Freitas sofrem de demagogia mórbida, parcialidade facciosa e ridícula mania da perseguição. Debaixo de uma tonta capa de pretensa intelectualidade servida pelos tiques barrocos do migras que fala línguas estrangeiras e com isso se julga superior, está um enorme vazio.

A desonestidade intelectual não deixa de o ser com copy+paste de citações alheias (quase sempre uma demonstração de falta de pensamento próprio).

Joaquim de Freitas disse...

A este anónimo corajoso, de 11 de Outubro de 2019 às 16:06, responderei que quando alguém, de maneira sistemática, citando o meu nome, comenta o que escrevo neste blogue, em termos insultantes, não existe razão para o tratar doutra forma.
E quando defende publicamente uma ideologia fascista, não vejo como o qualificar senão como fascista.
Porque escrever, cito;” E, como lhe convém sempre, omite a total bagunça em que a preciosa Esquerda tinha colocado o país, o desastre que era a administração e a desorganização em que aquilo tudo estava” consiste em justificar o fascismo que causou tantos milhões de mortos na Espanha e na Europa. E isto é também factual.
Vivo numa região há meio século, onde os fascistas deixaram a marca da sua ideologia “mórbida”. Sei do que são capazes.
Vi a obra do fascismo na minha Pátria, onde o obscurantismo dos governantes, impregnados de pretensos valores cristãos, fez dos Portugueses aquilo que são, na cauda do desenvolvimento e do progresso, obrigando a sua juventude, formada a grande custo a emigrar. Não era um Chefe de Governo que os incitava a emigrar num governo precedente?
Enfim, não sou um intelectual. Não escrevi em Português durante 40 anos. Mas vou-lhe deixar aqui um segredo: falo quatro outras línguas, que me foram necessárias para exercer a minha função de responsável duma empresa de 300 colaboradores, porque há muitos “migras” em França que exercem funções elevadas. Mas isso o anónimo não pode saber, porque é um facto que o ultrapassa. O nível não é o mesmo.

Joaquim de Freitas disse...

O anónimo corajoso de 11 de outubro de 2019 às 16:06, tem razão : Não devia ter copiado (copy+paste) a frase do jornal de informações sobre o atentado anti-semita dum fascista em Halle, na Alemanha, contra uma sinagoga, ferindo algumas pessoas, mas devia ter traduzido em Português.

O que faço aqui:

“No rescaldo do ataque anti-semita em Halle, a comunidade judaica exigiu uma melhor protecção e mobilização contra a extrema-direita. Os medos do terrorismo neo-nazi reaparecem.” Espero tê-lo ajudado...

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Francisco, não caia na demagogia e na arrogância (de que falou Luís Lavoura). É evidente e abissal a diferença entre Catarina Martins ou Rui Tavares e André Ventura, desde logo intelectualmente. A questão que se coloca (e eu coloquei-a em comentário a um post que, pelos vistos, censurou e retirou -- eu não o encontrei) é de representação política. Se e a extrema-esquerda pode estar representada (e está bem representada) porque razão não pode a extrema-direita estar igualmente representada (mesmo que muito mal representada, como é o caso)? A qualidade dos representantes é da responsabilidade dos partidos e dos seus eleitores.

Se foi a voz do povo que deu uma boa maioria (e bem merecida) a António Costa (em quem tenho sempre votado desde as directas com Seguro), foi a mesma voz do povo que deu um deputado ao Chega (mau e intelectualmente pobre, mas ainda bem que assim é porque, assim, não há o risco de vermos aumentada a sua representação em próximas eleições)! Democracia representativa é assim: representativa dos eleitores e não os há de primeira ou de segunda consoante o voto.

Quanto a Joaquim Freitas, passe a minha arrogância intelectual (também tenho direito a ela) nem sequer merece um comentário meu.

Anónimo disse...

Oh Edmundo talvez seja melhor para si.

Joaquim de Freitas disse...

Manuel do Edmundo-Filho mencionou o meu nome. Como o mencionou, tenho o direito de comentar.

Segundo o que li, Manuel do Edmundo-Filho, votou sempre socialista. Assim sendo, é um votante de esquerda. Como eu, desde que obtive o direito de votar…no estrangeiro.

Sendo um homem de esquerda, penso que Manuel do Edmundo-Filho é, de certeza, sensível ao que transcrevo:

Em 22 de Julho passado, autoproclamados "patriotas alemães" ameaçam abertamente no canal do YouTube "ultravioletas Eyes", Vamos exterminá-los completamente... Não teremos compaixão, nenhuma piedade e nenhum remorso... até estarem todos mortos...»

Quem ameaçam eles? Os representantes seniores da MLPD divulgados através da Internet ", Monika Guntner Engel, membro do Comité Central, um conselheiro da cidade e ela mesma já repetidamente afectada por insultos e ameaças fascistas.

Algumas semanas após o assassinato de Walter Luncke, as ameaças de morte são parte de uma nova onda de terror fascista: ameaças de bomba contra mesquitas e a casa de Karl Liebknecht em Berlim, ataque à bomba contra o político de esquerda no nível comunal Ramona Gehring em Zittau; e um homem com raízes eritreias morto a tiro por um fascista em W-chtersbach, Hesse.

Muitos ataques e assassinatos foram precedidos por campanhas desinibidos na Internet.

As listas fascistas de pessoas a serem abatidas não foram divulgadas, mas existem.

Nós conhecemos este ódio da extrema-direita aqui também. O ódio contra os judeus, muçulmanos, imigrantes e contra os militantes de esquerda, como em toda a Europa.

Não podemos permitir qualquer distanciação com este fenómeno, que não é novo e que conduziu a eliminações massivas e criminosas de cidadãos.

Claro que um deputado no Parlamento parece inócuo… Mas, como muito bem escreveu o autor deste blogue,

“Um dos truques para tentar normalizar politicamente o Chega é equiparar simetricamente a extrema-direita a todo o espectro político à esquerda do PS.
Só gente mal informada, que não regula bem ou que está de má fé pode comparar André Ventura a Rui Tavares ou Catarina Martins.”

“Cito ainda o nosso Embaixador: “Esse deputado demorou a chegar, mas chegou. A extrema-direita aí está. Um deputado, um eleito do povo, com um discurso onde muitos leem o apelo à discriminação, um tom racista, xenófobo e autoritário, que cavalga, de forma demagógica e populista, medos e sentimentos mesquinhos, os mesmos que atravessam a lixeira moral das caixas de comentários dos jornais e dos “sites”, onde se alimenta a linguagem acre sobre “eles” – sobre os “pretos”, a “ciganada”, os “mouros”, os “monhés”, os estrangeiros, os imigrantes, os refugiados, enfim, sobre o diferente.

Um texto a ler todos os dias.

PS) Quanto à arrogância, mantenha sempre este pensamento na mente: Manuel do Edmundo-Filho pode ter tido mais sorte do que eu, mas não é melhor. Mas se tem a arrogância de pensar assim, então o perigo começa.

Anónimo disse...

Por esta altura, já todos perceberam que o Freitas sofre de excesso de "personalidade", não é? A minha verdadeira curiosidade é se o Freitas é uma espécie de "alter ego" do FSC (um tipo que diz os disparates que ele tem vergonha de escrever), ou se o FSC o encara como uma espécie de diversão. Seja como for, é penoso.

Anónimo disse...

anonimo de 21,48 Claro é mais fácil dizer que é penoso o Joaquim Freitas ! Talvez. Mas ele só diz que detesta o fascismo. E você ataca-o ab hominem. Sempre. Porra, ataque antes o que ele diz.. Argumente homem. O fascismo é viral.

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...