sábado, outubro 05, 2019

O cardeal


Nunca falei com Tolentino de Mendonça, e só esporadicamente fui leitor do que dele vi escrito por aí. Desse pouco que li, somado a boas opiniões a seu respeito que me têm chegado, resulta uma imagem muito positiva da figura daquele que é o novo cardeal português. 

Olhando as coisas de fora, sinto que a instituição religiosa a que ele pertence, cuja importância continua a ser muito significativa na sociedade portuguesa, sai prestigiada por esta escolha do papa.

7 comentários:

António disse...

A equipa que detectou as ondas gravitacionais, nos laboratórios LIGO e VIRGO é composta por cientistas engenhosos. Há outra equipa, menos conhecida mas não menos engenhosa, cuja função é gerar sinais falsos, detectáveis pelo sistema LIGO / VIRGO, só para confirmar que os colegas não estão a dormir na forma. Não imagino qualquer religião criar uma equipa a falsificar milagres, só para ver se os clérigos descobrem o logro.
A ciência não é uma religião, certamente não a minha, mas prefiro quem procura o Criador na criação aos que alegam que falaram directamente com Ele. E não é por falta de fé no Criador, é por falta de fé nos oráculos.

Anónimo disse...

O agora Cardeal Tolentino de Mendonça é um orgulho para Portugal , pela sua inteligência , cultura , Fé , e com ele arrasta o nosso País para um nível ( às vezes ) merecido .
Muitos parabéns Senhor Cardeal .

Lúcio Ferro disse...

Este post, por cima de outro intitulado "Viva a República!", é um tanto ou quanto forte, não lhe parece, senhor embaixador?...

Joaquim de Freitas disse...

Penso que o papa Francisco escolheu com muita atenção o novo Cardeal. Porque à volta dele os traidores não faltam…

Fala-se muito dum complot dos cardeais contra Francisco. Quem são estes cardeais?

O Papa Francisco é actualmente um dos homens mais odiados do mundo. E quem mais o odeia não são ateus, protestantes ou muçulmanos, mas alguns dos seus próprios seguidores. Fora da Igreja goza de grande popularidade, afirmando-se como uma figura de uma modéstia e uma humildade quase ostensivas.

Desde que o cardeal Jorge Bergoglio se tornou Papa em 2013, os seus gestos prenderam a atenção do mundo: o novo Papa guiou um Fiat, transportou as próprias malas e pagou a conta em hotéis; sobre os homossexuais, perguntou: “Quem sou eu para julgar?”, e lavou os pés de refugiadas muçulmanas.

A julgar pelos números das votações do último encontro mundial de bispos, quase um quarto do Colégio dos Cardeais — o mais alto organismo da organização clerical — está convencido de que o Papa se está a aproximar da heresia.

Mas para que serve um Cardeal ?

Anónimo disse...

O sr. Joaquim de Freitas , que sabe sempre tudo , deve também saber “ para que serve um Cardeal “ ! E se não sabe pode sempre consultar o Google e deixar-se de heresias . Respeite ao menos qualquer coisa , de vez em quando ...

Anónimo disse...

Eu explico o que é um cardeal… sou formado neste assunto!
Voltarei para explicar correctamente...

Joaquim de Freitas disse...

O comentador anónimo de 6 de outubro de 2019 às 10:01, talvez ignore que, os cardeais servem , por exemplo, para aquilo que o próprio Papa mencionou.

Francisco enfrenta muitos demónios nos seus seis anos de pontificado, completados no mês passado. Os mais conhecidos, e que o importunam há mais tempo, são os opositores internos que atacam sua agenda reformista. O objectivo do argentino de aproximar a igreja da vida dos fiéis, mudando a velha imagem da pirâmide autoritária e hierárquica, implica enfrentar tabus como os abusos sexuais e a relação da igreja com gays e divorciados.

"Aquele que na Bíblia aparece como grande acusador, quem é? É o diabo. E os que passam a vida acusando, acusando, não direi que são filhos, porque o diabo não tem nenhum, mas sim amigos, primos, parentes do diabo." A declaração, na véspera da abertura de uma histórica conferência convocada pelo pontífice para discutir os casos de abusos sexuais na igreja, era uma resposta aos ataques para deslegitimá-lo. Os cardeais americanos pediram a sua destituiçao.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...