terça-feira, outubro 22, 2019

A OSCE e a restauração do Porto


Em dezembro de 2002, a OSCE organizou no Porto a sua reunião ministerial anual. Portugal detinha a presidência anual da organização e eu chefiava o respetivo Conselho Permanente, que congregava os então 55 embaixadores de outros tantos Estados membros.

Porque a vida internacional também tem de comportar aspetos lúdicos, eu havia decidido "apresentar" o Porto às cerca de 700 pessoas que a reunião congregava. Para tal, escrevi e a OSCE publicou, ainda em Viena, um livrinho onde dava algumas dicas para visitas à cidade e, essencialmente, apresentava uma lista comentada por mim de 27 restaurantes do Porto e arredores, misturando diversos tipos de oferta gastronómica. 

Porque nas organizações internacionais alguns documentos de reflexão são designados "food for thought", lembrei-me de inverter os termos e dar ao guia o título de "Thoughts for food"... Foi um êxito! Ainda recordo a perplexidade do motorista que me acompanhava: "Ontem, um delegado ucraniano, pediu a um colega meu para o levar ao "Veleiros", em Perafita. Como é que é ele terá sabido da existência do restaurante?"

Deixo aqui a capa do pequeno livro e a lista completa dos restaurantes que então recomendei, que mereciam uma descrição individualizada de algumas linhas cada. Quem conhece a oferta de restauração da cidade do Porto nos dias de hoje pode achar graça a este retrato de há 17 anos.


Sem comentários:

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...