segunda-feira, outubro 21, 2019

10 mesas do Minho


Alguns amigos, que às vezes por aqui me veem citar um ou outro restaurante, têm-me perguntado se tenho alguma lista de “favoritos” e, nesse caso, se a posso divulgar.

Claro que sim! Mas permitam-me que esqueça, por completo, a “alta cozinha”, as estrelas, os chefes que estão na moda, o “fine dining”. Falemos apenas de cozinha tradicional portuguesa.

Vamos começar pelo Minho.

Aqui fica o nome de 10 - mas, claro, podiam ser 20 ou 30 - restaurantes do Minho, e escolho apenas um por localidade, que sempre me ocorrem quanto me apetece comer bem:


São Gião, em Moreira de Cónegos, Guimarães

Bocados, em Ponte de Lima

Casa de Armas, em Viana do Castelo

Adega do Sossego, em Melgaço

Dona Júlia, em Braga

Victor, em São João de Rei, Póvoa do Lanhoso

Bagoeira, em Barcelos

Caneiro, no Arco do Baúlhe, Cabeceiras de Basto

Mariana, em Afife

Costa do Vez, nos Arcos de Valdevez

Já imagino o que aí vem: “Então e o ... ?” ou “Esse já não é o que era!” e coisas assim. Pois é, mas isto é o que eu penso!

Amanhã, falaremos do Porto e arredores.

7 comentários:

Anónimo disse...

Aguardo ansiosamente os próximos capítulos.

Anónimo disse...

Então, o Restaurante da Senhora da Abadia (Santa Maria de Bouro)?

Anónimo disse...

Espero que percorra o pais todo...

TONICO PORTUGAL disse...

Que venham as próximas e deliciosas listas.
Estou curioso com a de Lisboa e arredores.

Cardeal disse...

Boa! Boa!
Não podemos comer muito, mas a vida já está a ficar curta.Há que aproveitar no que for possível.Pela minha parte, bem haja.

Unknown disse...

E o Sabor ao Borralho? Aldeia do Soajo. Recomendo para quem não conheça.

Anónimo disse...

Belíssimas escolhas.
Então e o Arcoense em Braga?

Cumprimentos
Maria Almeida

O comandante

As ordens, nessa manhã de há precisamente 50 anos, tinham sido claras: os portões da unidade ficavam fechados e ninguém entrava sem uma auto...