sexta-feira, outubro 25, 2019

10 mesas da Beira litoral


Hoje é a vez da Beira Litoral. Aqui estão os 10 restaurantes que me saltam à memória, quando por ali passo. Serão os melhores? Essa não é necessariamente a questão: são aqueles de que eu gosto, por várias razões. Se quiserem dar outras dicas, façam favor! 

Ah! E continua a regra: não repetir localidades e centrar a atenção na cozinha tradicional.

Puttanesca, Leiria 

Salpoente, Aveiro

Queirós, Avelãs do Caminho

Tia Alice, Fátima

Parlamento, Arouca

Casas do Bragal, Coimbra

Chico Elias, Algarvias, Tomar 

Vidal, Almas da Areosa, Águeda

Burgo, Lousã

Restaurante do Hotel do Buçaco, Buçaco


No sábado, juntaremos o Ribatejo com a Estremadura.

Até lá, bom apetite!

6 comentários:

Luís Lavoura disse...

As Almas da Areosa ficam na freguesia de Aguada de Cima do concelho de Águeda. Não têm nada a ver com a Anadia, da qual distam mais de 10 quilómetros.

Anónimo disse...

Não está nada mal, não senhor. É claro que se podia acrescentar aí umas dezenas, porque se come muito bem na Beira Litoral, seja nas zonas mais costeiras, com o peixe, seja nas zonas mais serranas, com a carne, mas este é um exercício algo inútil, porque depende do gosto e experiência de cada um. Para não ser chato, eu só acrescentaria o Marquês de Marialva, em Cantanhede, um clássico “imorredoiro”.

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 11:16. A propósito de Cantanhede: https://duas-ou-tres.blogspot.com/2017/12/26-de-dezembro.html

Anónimo disse...

Ah, era esse...? Claro, como eu disse, tudo depende da experiência de cada um. No caso, terá sido uma circunstância chata num dia particular, relacionada como o serviço. Mas a ver pelas maioria das reações, no tripadvisor, por exemplo, a experiência é geralmente até muito positiva, desde o serviço à comida. É nesses foruns que eu geralmente me guio, bastante mais do que em criticas formais. Quando for ao norte, faça um pequeno desvio e volte lá. Em querendo caldeirada ou ensopado de enguia, é ir ao Lila, na Praia de Mira. Pronto, eu sou suspeito, porque sou gandarês de gema e tenho de fazer propaganda aos nossos "produtos endógenos", como agora se diz. ;)

Anónimo disse...

Acho que nunca comi tanta vez fora de casa...

Anónimo disse...

Só com muito boa vontade ribatejana é que Fátima e Tomar saem para a Beira Litoral.

Parabéns, concidadãos !