terça-feira, julho 19, 2022

Maria de Lurdes Modesto


Morreu Maria de Lurdes Modesto, personalidade com uma imensa importância na divulgação e promoção da culinária portuguesa. 

Figura muito popular no país, desde que, em 1958, e por 12 anos, surgiu nas imagens da RTP (deixo uma imagem desse tempo), num programa onde, em direto, ia apresentando os pratos mais tradicionais da nossa culinária, viria a ser autora de importantes trabalhos de recolha do receituário clássico nacional.

A Academia Portuguesa de Gastronomia criou, já há vários anos, o Prémio Maria de Lurdes Modesto, galardão anual atribuído a um restaurante português que se destaque pela preservação da nossa cozinha tradicional, cujo júri tenho o gosto de integrar.

2 comentários:

maitemachado59 disse...

A minha madrasta deu-me um dos livros de MLM como presente de casamento. Ja la vao 56 anos e ainda continuo a usa-lo/cosulta-lo para deleite dos meus amigos Ingleses - e nao so.

maitemachado59

Flor disse...

Sempre segui com interesse e admiração as receitas desta senhora. Que descanse em Paz.

O meu dia 24 de abril

Saí de manhã de casa, em Santo António dos Cavaleiros, onde vivia, desde que casara, quatro meses antes.  No meu carro, entrei na Escola Prá...