domingo, julho 31, 2022

Adeus, Pereira?


Soltróia é um grande e agradável “bairro” de praia entre Tróia e a Comporta. Não tem o caráter compacto da primeira, nem o glamour “lux” da segunda. Uma certa Lisboa, às vezes com menos pachorra para os Algarves e desejosa de ter areia e mar, sem multidões, à mão de semear, num cenário com bastante qualidade, serenidade q.b. e, garantidamente, sem os alardes “do social”, tem vindo a fazer de Soltróia o seu discreto poiso, desde há décadas (no meu caso, há quase uma década). Soltróia tem uma praia mais ”produzida”, com algum “apoio”, e uma outra um pouco mais selvagem (a minha, claro), mas onde se pode deixar os guarda-sóis e as cadeiras durante a noite, sem qualquer guarda (É verdade! Isto ainda existe!). Para além do mini-mercado e café do senhor Ursino, com a clássica fila para os jornais, e de um restaurante-bar sazonal que se pretende um pouco mais “in”, mas que tem tido altos-e-baixos, o “bairro”, até agora, só tinha, no setor comercial, uma outra unidade, o Pereira. 

O Pereira era dois-em-um: um restaurante que sempre foi um pouco abaixo de assim-assim e uma cafetaria-bar, com uma esplanada “de segunda” (para utilizar uma expressão que era cara ao meu pai), mas que sempre dava para beber uma cervejola e pôr a conversa de praia em dia. O próprio senhor Pereira foi, por muitos e bons tempos, além do mais, uma espécie de agente imobiliário formal ou informal de Soltróia.

Constatei, há horas, algo de que já me tinha chegado um rumor: o Pereira fechou. Sente-se o seu vazio em Soltróia. A culpa é só nossa: habituamo-nos às coisas e não respeitamos a liberdade que elas também têm de poder desaparecer.

4 comentários:

João Cabral disse...

Senhor embaixador, segundo o seu adorado AO90, é "Troia" e "Soltroia" que deverá escrever. Além de ser "minimercado", "altos e baixos" e "dois em um". De nada.

Francisco Seixas da Costa disse...

João Cabral. Eu escrevo como me apetece. Como já não posso ser “reprovado” a Português, abuso da minha liberdade…

Rui Figueiredo disse...

“eu escrevo como me apetece” a sério ?

Eduardo Matos disse...

Meu caro Seixas da Costa,faço férias no Sol troia desde de 1998,e não podia estar mais de acordo com a crónica,é um sítio paradisíaco,com excelente qualidade de vida,e a pouco mais de hora e meia de Lisboa.A praia que refere é a da ”GI”,mas mesmo na do Beach club,já se pode deixar todo o material
de praia
,e voltar pelas 16hoo.Esperemos que para o ano o espaço do Sr.Pereira volte a abrir,pois para além de beber umas cervejinhas,também joguei belas partidas de matraquilhos com os meus amigos.Muito obrigado por me fazer relembrar esses tempos. Eduardo Matos


Parabéns, concidadãos !