terça-feira, julho 26, 2022

Reino Unido


No Reino Unido, a sucessão de Boris Johnson vai desembocar no duelo entre uma “rising star” financeira, Rishi Sunak, e uma cópia “thatcherite” tosca, Elisabeth Truss. As diferenças são mínimas. Ambos subscrevem o politicamente correto face à Ucrânia e divergem em política fiscal e outras questões de intendência doméstica. Sunak pareceria, em termos de competência, em vantagem face a Truss, a quem uma confusão pública entre o Mar Negro e o Mar Báltico não afetou, contudo, a chefia da diplomacia britânica. Mais do que isso: o seu favoritismo parece reforçado, o que diz tudo.

4 comentários:

AV disse...

O Reino Unido está com um vácuo de liderança deprimente que vai permeando vários sectores da sociedade.

Quando se pensava que não poderia haver muito pior do que Theresa May, veio Boris; depois de Boris, virá um destes dois políticos sem grande experiência, promovidos demasiado cedo. Ambos apoiaram Boris em muito do que fez. O debate de ontem entre ambos foi deprimente e revelador em medidas iguais.

Sunak parece um pouco mais competente, mas tem uma política fiscal muito conservadora e pouca moral para a implementar. Truss ainda não explicou claramente como vai baixar os impostos, aumentar a despesa, e diminuir a inflação - bom, aumentará as taxas de juro. Ambos são um desastre em termos de política externa e de imigração, e estão numa deriva de direita muito conservadora e pouco iluminada - ele mais por ideologia, ela mais por pragmatismo. Aliás, já pouco resta da ala mais moderada dos conservadores, depois de sucessivas purgas.

A mediocridade, o populismo, e alguma falta de dignidade têm vindo a compensar e, como disse, isso vai-se manifestando em vários sectores da sociedade.

João Cabral disse...

Creio que o politicamente correcto (ou a relativização) quanto à Rússia seria mil vezes mais preocupante, senhor embaixador.

Luís Lavoura disse...

uma cópia “thatcherite” tosca

Gostei bastante desta caraterização (embora perceba pouco de política inglesa, e portanto não possa avaliar da sua exatidão).

Lúcio Ferro disse...

Vai ser a Truss. A mesma parola que se montou num tanque na Estónia. A mesma palerma que nem de geografia sabe. Saberá de História? Terá ouvido falar do que sucedeu aquando da carga da brigada ligeira? Não, a senhora não sabe. Que tristeza.

Maduro e a democracia

Ver aqui .