quinta-feira, julho 14, 2022

E o agitador regressou!


Há dias, contei aqui uma saga por que passei no ISCSPU (que tinha então U no fim da sigla), onde a roda da fortuna me impôs um processo disciplinar, que se prolongou por anos, que levou à impossibilidade da minha entrada nas instalações por todo esse período, que me obrigou a arranjar um emprego, depois a ir para a tropa e, finalmente, a (quase) a mudar de vida.

Nesta terça-feira, sem problemas, deixaram-me entrar lá. 

Já há algumas décadas que o Zé Augusto, com o seu ar esforçadamente patibular, não estava na portaria a dizer que, ”por ordens do senhor diretor, o senhor Seixas não pode entrar no instituto”. Engoliu a frase no dia 29 de abril de 1974, quando ali me apresentei fardado de oficial do Exército! Nessa tarde disse: ”Senhor Zé Augusto: agora já posso entrar?”. Nem imaginam a cara do homem!

O Instituto, por estes tempos, já não está no Palácio Burnay, na Junqueira - e aí tenho pena, confesso! Vive agora, porém, em funcionais instalações no Alto da Ajuda. Quando, na tarde de terça-feira, referi a alguém que, já há muitos anos, ainda antes da universidade ter ocupado esse espaço, eu tinha estado naquela área de Lisboa numa Festa do Avante!, notei o olhar perplexo de um casual interlocutor…

“Mano a mano” com Pedro Passos Coelho (por favor, essa não é a questão hoje!), num interessante e participado debate de mais de duas horas, discuti a Europa, os seus problemas e o seu futuro com alunos de várias universidades portuguesas, envolvidos num interessante projeto de reflexão sobre o processo agregador do continente, apoiado pela Comissão Europeia, cuja delegada em Portugal integrou a discussão. 

Quem havia de dizer que, 54 anos (!) depois da fotografia que aqui mostro, em que surge de fato (e colete) e gravata, com melena sobre a testa e ar “certinho” embora gozão, o “agitador contumaz” que consta do processo voltava, uma vez mais, à sua velha escola! E fê-lo com imenso gosto!

1 comentário:

Flor disse...

Acertei ;)

O meu dia 24 de abril

Saí de manhã de casa, em Santo António dos Cavaleiros, onde vivia, desde que casara, quatro meses antes.  No meu carro, entrei na Escola Prá...