sábado, julho 02, 2022

Guerra

O pior da guerra da Ucrânia está para vir. Não ousando recorrer ao nuclear tático, a Rússia vai intensificar ações ofensivas à distância. Alguma imprecisão deste tipo ataques e o óbvio uso de instalações não militares pelos ucranianos redundará em cada vez mais vítimas civis.

2 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Como esta guerra já está mais do que perdida para ucranianos e europeus, parece-me que se colocam três cenários possíveis: 1 - A rendição da Ucrânia, remoção de Zelenski, abdicação de todo o teritório perdido e uma espécie de desanuviamento mútuo ao nível das sanções entre UE e Rússia; 2 - Manutenção de um conflito de baixa-média intensidade, continuação do agravamento das sanções, continuação de perda de território ucraniano, fatores que mais tarde ou mais cedo (possivelmente a partir do Outono) causarão contestação profunda por parte dos cidadãos europeus, com consequências imprevisíveis e 3 - A Terceira Guerra Mundial, com o consequente fim da Humanidade. Nenhuma das hipóteses é brilhante, mas é o que está em cima da mesa. Um bom fim de semana, Senhor Embaixador.

Nuno Figueiredo disse...

+.

Sai um Kennedy!

Kennedy na equipa de Trump! Ouviram-no durante a campanha? Tudo isto pode vir a ser dramático, mas lá que vai ter piada de observar, lá isso...