sexta-feira, julho 15, 2022

Marcelo e Balsemão. Uma conversa


Achei graça ouvir a entrevista feita por Francisco Pinto Balsemão a Marcelo Rebelo de Sousa, a que se pode ter acesso através do podcast que o ”Expresso” de hoje traz.

Os tempos de juventude e do fim da ditadura, a aventura comum no “Expresso”, os alvores do novo regime, a vida do PPD/PSD nas suas várias fases, as épocas de Marcelo como comentador televisivo, a de líder partidário e, finalmente, a experiência da presidência da República foram revisitados numa conversa solta, de quase hora e meia. Com apontamentos interessantes sobre política internacional.

O único momento em que Balsemão atrapalhou claramente Marcelo foi quando, a propósito dos contactos que o presidente vai tendo pelas ruas do país, lhe atirou de chofre: ”Nunca ninguém lhe chamou ”Lélé da Cuca”?” (o qualificativo que Marcelo deu a Balsemão, numa célebre graçola escrita no jornal, que acidulou a relação entre os dois). 

E houve também um instante, o único de alguma dissonância, logo disfarçada por ambos, em que aflorou uma conhecida divergência sobre a saída de Marcelo do governo de Balsemão. 

Em tudo o resto, foi uma conversa muito serena, consonante com o tipo de relação, com o seu quê de cerimonioso, que se sabe existir entre os dois.

1 comentário:

Flor disse...

Essa do "lelé da cuca" foi hilariante. Ficou um pouco atrapalhado. Será que o PR não estava á espera que o Dr. Balsemão se referi-se a isso?;)

O futuro