sexta-feira, dezembro 25, 2020

Que galo!


Não sendo religioso, tenho uma imensa dificuldade em entender o que poderá esta senhora esperar da sua ida à Missa do Galo. Com que espírito participará na celebração? Como é que a igreja católica acolhe, no seu seio, pessoas com este tipo de atitude? Como é que os meus amigos católicos (a maioria dos meus amigos são católicos, creio) olham para este gesto, à entrada na igreja, por parte de uma sua co-crente? Não estou a ironizar minimamente, podem crer. Estou a transmitir a simples perplexidade de um ateu, que gostava de poder perceber.

9 comentários:

Portugalredecouvertes disse...

a pergunta parece pertinente Sr. Embaixador !
se não acreditamos que a imagem tenha sido manipulada,
tal comportamento até pode ser devido á ausência das gárgulas!
é que li em várias publicações que essas representações de monstros, bestiários fantásticos, animais selvagens, que eram construídos em pedra nas fachadas das igrejas e catedrais tinham por função de afastar os maus pensamentos dos lugares sagrados antes dos fiéis entrarem
nos templos
e de relembrar-lhes que o demónio e as força do mal nunca dormem!

jose matos disse...

O Sr. Embaixador não esperava por este gesto de quem frequenta a igreja porque não conhece muita gente religiosa... de certo.
Lido diariamente com gente "católica" que passa a vida a fazer este gesto e outros piores, a toda a hora! Mas sempre metendo-se em capas de santidade - EMBUSTEIROS!

Lenny Bruce disse...

Esta senhora comunga do que eu penso. Numa das vezes em que fui processado, nos anos 60, por obscenidade, era acusado de ter dirigido um "f*** you!" a alguém. Defendi-me, naturalmente, dizendo que "F***" é bom, pelo que só estava a desejar boas coisas a essa pessoa.
Esta senhora, possivelmente, está apenas a desejar, graficamente, um Feliz Ano de 2021...

Jaime Santos disse...

Saliente-se, neste caso, Mateus 5:22...

O que se verifica aliás de muita gente que diz defender a Europa dita cristã, é que nem sequer conhece a Bíblia (ou se conhece, ignora olimpicamente o que lá está escrito, o que é bastante pior)...

Porque é que não são mais honestos e reconhecem antes que o que defendem é tudo menos cristão?

Tony disse...


Evidentemente que a esta celebração festiva da chamada "Missa do Galo" sobretudo, a efetuada na Sé de Lisboa, por ser mais apelativa, vão lá, muitos turistas. A Repórter da TVI, até se aproximou dum Inglês que lhe disse, que não falava português, outros, uns, falaram, outros mostraram escusa. Portanto, para dizer, que vão lá, crentes e não crentes. O que, para o efeito, pouco importa. Esta, fina, piedosa e devota, senhora, esperemos que faça o sinal da cruz, com a mão esquerda...

Unknown disse...

Pois não tem problema nenhum a senhora ser indecorosa e fazer um "pecado"; logo a seguir, meteu-se na igreja, confessou-se ao padre e foi perdoada. Tudo claro e dentro da ordem dos cristãos.
Eu tenho mais azar, não tenho a sorte de me sentir perdoado se faço algo de menos bom ou bem...Tenho que resolver isso dentro de mim e sem ajudas...
Mas é para isso (essencialmente) que os homens inventam deuses e outros placebos.
MB

Portugalredecouvertes disse...

Talvez a senhora estivesse apenas a desejar adeus ao ano 2020!?

Wiborg13 disse...

É simples. A televisão estava a cometer um crime de devassa da privacidade. Ninguém perguntou à senhora em questão se dava autorização para ser filmada. Se a senhora em questão os quisesse processar gastaria tempo e dinheiro. Assim demonstrou aos bandidos da câmara, bem como a todos os voyeurs o que pensa deles.

Jaime Santos disse...

A devassa da privacidade não convence, bastava ter puxado a máscara para cima. Assim, não teria que executar penitência ou passar tempo adicional no Purgatório :-) ...

Vou ler isto outra vez...