domingo, dezembro 20, 2020

“Observare”


Abordámos, neste programa, a instabilidade político-militar no norte de Moçambique e a projeção regional da Turquia, nomeadamente no conflito azeri-arménio. Falei da admissão pelo rei do erro sueco no modelo de gestão da pandemia e do banimento da Rússia das competições desportivas internacionais. Recomendei, a fechar, um livro de Fareed Zakaria.

Pode ver o programa aqui.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

a projeção regional da Turquia, nomeadamente no conflito azeri-arménio

Eu o que li, no RT, foi sobre a projeção militar. Diz que a Turquia empregou, na Arménia e na Líbia, métodos militares baseados em enxames de drones que se mostraram de uma eficácia devastadora e absolutamente irresistível. Diz que a Turquia, com aqueles métodos, bateria numa guerra convencional basicamente qualquer exército do mundo.

Luís Lavoura disse...

a admissão pelo rei do erro sueco no modelo de gestão da pandemia

Bah!!! O que interessam as opiniões de um velhinho de 74 anos, que deve estar ele próprio em pânico com a possibilidade de contrair o SARS-COV-2? Um rei... Um tipo que não foi escolhido para coisa nenhuma... Que categoria tem ele para dar opiniões?

Luís Lavoura disse...

Repare o Francisco que nos últimos um ou dois anos a Turquia se envolveu em três guerras:
1) No norte da Síria, combateu o exército sírio que estava a reconquistar a província de Idlib.
2) Na Líbia, combateu as forças da Cirenaica que estavam a invadir a Tripolitânia.
3) No Nagorno-Karabakh, ajudou o Azerbaidjão a reconquistar o território que há duas décadas lhe tinha sido conquistado pela Arménia.
Em todos os três casos, em pouco tempo as guerras tiveram uma decisão rápida, para não dizer mesmo fulminante, a favor da Turquia. Forças há muito vitoriosas, como o exército sírio e o exército da Cirenaica, foram batidas num instante e deixou de se ouvir dalar deles.
Resta saber quem será a próxima vítima da Turquia...

Luís Lavoura disse...

Sugiro ao Francisco que leia em

https://www.rt.com/russia/510311-german-alliance-future-relations/

algo muito interessante sobre que falar numa das próximas edições do Observare.

Parece que, na despedida da Alemanha como membro temporário do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, o embaixador alemão na ONU teve que ouvir do representante russo que "não teremos saudades de vocês" e do representante chinês que "será difícil" a Alemanha alcançar um lugar de membro permanente do CS.

Parabéns, concidadãos !