terça-feira, dezembro 29, 2020

A RTP e as eleições presidenciais


A RTP acaba de anunciar que vai dar a Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, toda a cobertura jornalística a que este candidato presidencial tem direito. O serviço público de televisão e radiodifusão não tem “filhos” e “enteados”: além de naturalmente cumprir a lei durante a campanha, deve, nesta fase, garantir uma igualdade de oportunidades, em termos de divulgação jornalística da mensagem de quem reuniu todos os requisitos legais para concorrer ao sufrágio. As outras estações podem atuar como bem entenderem. A RTP não poderia proceder de outra forma. Ponto.

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

Tem toda a razão. Aliás, Vitorino Silva teve nas últimas eleições 3,6% dos votos e pode muito bem nestas eleições ter mais votos do que, por exemplo, João Ferreira ou Tiago Mayan Gonçalves. Merece por isso, pelo menos, a mesma atenção que eles.

Unknown disse...

Tem razão o senhor embaixador e o autor do comentário das 10.01: o Tino de Rãs merece estar em pé de igualdade de todos os outros candidatos; eu é que não mereço ter que aturar o que ele vier a dizer.
MB

Anónimo disse...

Obviamente!

Parece-me que o único candidato que não apoiou o tratamento igual foi o candidato profissional do PCP, não foi?

Isto são más notícias para o Ventura porque, muito voto de contestação que lhe iria parar às mãos, vai, agora, cair no colo do Tino. Talvez venha daí o entusiasmo democrático das outras candidaturas...

carlos cardoso disse...

Deve ter-me escapado qualquer coisa. Então a RTP achou que precisava de anunciar que tinha intenções de cumprir a lei? E porquê em relação a este candidato unicamente?

Francisco Seixas da Costa disse...

Carlos Cardoso. Para cumprir a lei, a RTP não precisava de fazer nada do que agora vai fazer. A lei só se aplica à campanha, não à pré-campanha.

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...