terça-feira, outubro 22, 2019

Vida nova


É saudável sentir que a classe política se renova. Ao olhar os nomes dos integrantes deste governo, e se as minhas contas não falham, creio que, das dezenas de figuras que o compõem, há já muito escassos membros dos anteriores executivos socialistas.

Apenas António Costa esteve presente, primeiro como secretário de Estado e depois como ministro dos Assuntos Parlamentares, no XIII governo constitucional, o primeiro chefiado por António Guterres, que tomou posse em outubro de 1995. 

Além dele, Augusto Santos Silva, Eduardo Cabrita, Nelson Sousa e José Apolinário integraram o segundo governo de Guterres, o XIV governo constitucional, que iniciou funções em outubro de 1999. Só Santos Silva veio a exercer então funções de ministro, tendo antes sido secretário de Estado, como os restantes.

Dentre os outros membros do próximo governo, apenas Teresa Ribeiro e João Gomes Cravinho integraram, respetivamente, os XVII e XVIII governos constitucionais, presididos por José Sócrates, ambos como secretários de Estado.

4 comentários:

João Cabral disse...

Mais do mesmo, portanto.

dor em baixa disse...

Também houve um esforço para reduzir o peso das famílias. Ficou uma filha, saiu o pai, ficou o marido, saiu a mulher. Espero não ter que engolir isto se os vir à frente de empresas do setor que antes lideravam no governo.

Anónimo disse...

Ah, como eu queria ver o Mário Soares, hoje, a falar da Catalunha. Saudades...

Anónimo disse...

Costa poderia ter aproveitado para mudar outros, como Eduardo Cabrita, um tipo conflituoso e Augusto Santos Silva, o "Rottweiler" do PS.
a)F.

PGR (3)

Seria importante o parlamento revisitar a questão da composição do Conselho Superior do Ministério Público, bastando para tal que o PSD recu...