domingo, novembro 28, 2010

Orwell & Kafka, SA

No mês de agosto, os confrades blogueiros do Delito de Opinião convidaram-me para publicar naquela prestigiosa coluna informática um texto. Nele contei uma história verídica, passada com um amigo estrangeiro, que atravessou algumas inesperadas agruras. Esse amigo veio, este fim-de-semana, visitar-me a Paris. Achei que era o momento para reproduzir aqui essa historieta. Ela aqui fica:

"Esta é uma história verdadeira.

Um amigo meu, estrangeiro, funcionário superior de uma organização internacional, notou que o seu passaporte era regularmente retido, nos controlos de fronteira, um pouco mais de tempo do que seria razoável. De início, achou estranho mas não se importou excessivamente. Porém, quando essa espera afetava as filas onde se colocava, levando a movimentos de impaciência dos restantes utentes, começou a ficar irritado e, simultaneamente, preocupado. Das vezes em que inquiriu dos controladores dos passaportes sobre a razão da demora, recebeu respostas vagas e nada esclarecedoras.

Um dia, à chegada aos EUA com a mulher, a situação tornou-se caricata: foi mandado esperar isolado numa sala, foi sujeito a um interrogatório estranho e só foi libertado ao final de mais de uma hora de conversa.

Viajar para o estrangeiro estava, assim, a tornar-se um pequeno pesadelo. O meu amigo lembrou-se então que tinha um conhecimento nos serviços de “intelligence” do seu país. Procurou-o e explicou o seu embaraço. O homem ficou de estudar o assunto. Chamou-o, semanas depois.

E foi então que esse meu amigo ficou a saber o que se passava, ou melhor, recebeu disso algumas ideias. Aparentemente, ele havia estado, por mais de uma vez, no lugar errado no momento errado ou, se tal não acontecera, havia indícios de tal poder ter acontecido. Não podendo ser mais específico, o contacto desse meu amigo deu alguns exemplos: uma foto de multidão, numa manifestação violenta por ocasião de uma reunião do G8, trazia uma cara que podia ser a sua; ele havia pernoitado num determinado hotel, na véspera de uma bomba ter explodido nessa cidade; por duas vezes, viajara num avião que também levava pessoas sobre as quais recaíam fortes suspeitas de ligações radicais, eventualmente de apoio ao terrorismo; etc, etc. Tratava-se de cerca de uma dezena de “infelizes coincidências”.

O meu amigo estava siderado! Todas essas circunstâncias eram facilmente “desconstruíveis”, desde a primeira, em que provaria, com facilidade, que estava noutro lugar, até às restantes, em que as suas deslocações haviam sido feitas por decisões e motivos oficiais a que era alheio. Ao mesmo tempo, sentiu-se aliviado. Tudo era esclarecível. Com quem poderia falar para explicar cada um dos factos, com vista a anular as suspeitas?

O seu conhecido das “secretas” desiludiu-o: não podia falar com ninguém, não havia interlocutor algum com quem ele pudesse discutir o circunstancialismo que lhe afetava a imagem, nem sequer estava autorizado a utilizar publicamente a informação agora recebida. Os dados a seu respeito provinham de “serviços de informação” variados, estavam já cruzados numa rede comum, acessível a muita gente, embora grande parte dos utilizadores apenas tivesse, como nota relevante, a noção de que havia “algo de errado” em torno da pessoa em causa. Não era suspeito de nada, não era acusado de nada, pelo que não havia nada a fazer. Ou melhor: apenas havia que esperar que novos dados “comprometedores” não aparecessem, que pudessem “agravar” a sua situação.

Nos últimos meses, não tenho falado com este meu amigo. Só espero que não tenha ido passar férias à Rússia, por ocasião dos incêndios…" 

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi um grande prazer termos recebido a sua visita, meu caro. Abraços de toda a equipa.

Pedro Correia

Helena Oneto disse...

Esta história e a resposta do "contacto" do seu amigo são de arrepiar!
Quiça Quim Filbi, com a sua vasta experiência, tera, provavelmente, uma ideia mais plausivel...:)

Anónimo disse...

Diz-se que não há fumo sem fogo ...

Espero bem, que não seja anjinho.

Isabel Seixas

Francisco disse...

Claro que tenho pena dos azares desse senhor, em cuja versão acredito piamente. Mas acho mais preocupante que este caso se junte a tantos outros que demonstram a excessiva frequência com que os tais serviços de "segurança" ou de "informação" escondem a sua inépcia (para dizer o mínimo) por detrás de fachadas de "grande eficácia" e "elevado profissionalismo"...

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, este seu “post” fez-me lembrar o sarilho em que se meteu o actor americano Mark Ruffalo ao ser colocado numa lista de suspeitos de terrorismo da segurança interna no Estado da Pensilvânia… por promover sessões de cinema do documentário “Gasland”, que fala sobre as perfurações nas reservas de gás natural e em como a água potável e o ar são afectados.

É complicado quando se está “no sítio errado, na hora errada”.

IBP

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...