segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Livros e bibliotecas

É impressionante a qualidade dos equipamentos públicos que, nas últimas décadas, surgiram um pouco por todo o país. A minha terra de origem, Vila Real, dispõe hoje de um conjunto invejável de estruturas, que já mudaram, por completo, a face da cidade.

No passado sábado, pude experimentar a funcionalidade da nova Biblioteca Municipal. A convite do economista Jaime Quesado, fiz nela a apresentação do seu livro "O Novo Capital", um evento que contou com significativas presenças, desde responsáveis locais até ao próprio líder da Oposição nacional.

O pretexto do livro proporcionou intervenções sobre algumas das temáticas nele desenvolvidas, em certos pontos questionando opções feitas em matéria de políticas públicas e educativas. Uma sessão que poderia ter tido um cariz meramente formal acabou por motivar reflexões que lhe conferiram um  particular interesse. 

3 comentários:

Alexandre disse...

TIVE A MESMA IMPRESSÃO QUANDO VISITEI A BIBLIOTECA DE VIANA DO CASTELO, DESENHADA POR SISA VIEIRA.

ARPires disse...

A biblioteca é uma obra digna de realce e uma mais-valia para Vila Real.
Contudo quero aqui e daqui chamar à atenção dos responsáveis locais para a envolvente, em que pelo estado degradado e degradante em que tudo aquilo está, em nada dignifica aquele espaço de conhecimento, versus cultura e muito menos aqueles que têm responsabilidades neste estado de coisas.
Se aquele espaço é privado e não podem fazer nada, há algo, que pode ser feito em espaço público, sem interferir com a propriedade privada, plantar uma barreira de árvores de crescimento rápido no espaço público e logo aquele impacto negativo é atenuado.

Carlos Roque disse...

De facto, Vila Real já dispõe de diversos equipamentos públicos de elevada qualidade e nível arquitectónico.

É justo referir aqui o nome do Arq.º António Belém Lima, autor deste e de vários outros edifícios (públicos e privados), como um dos principais responsáveis por esta mudança.

Para quem estiver interessado, no http://www.ultimasreportagens.com/ é possível encontrar imagens magníficas destes edifícios.