sábado, junho 14, 2025

Relembrando factos

Irão e Iraque mantiveram uma guerra entre si que tinha resultado num estado de contenção mútua. Com a posterior destruição do Iraque, sob um falso pretexto, os EUA contribuíram para o reforço do poder regional do Irão, bem como para a criação no Iraque do vazio que gerou o Daesh.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Neves
É uma mostra de ingratidão que não haja em Teerão uma estátua a a Bush filho. Ninguém fez tanto pelo poder do Irão neste século

Paulo Guerra disse...

ISIS que o Irão destruiu no Iraque e Trump agradeceu assassinando Soleimani. Mais distopicos só algumas análises nas televisões portuguesas hoje. Depois de Netanyahu implorar por ajuda aos US, como era aliás expectavel, acabo de ouvir que o Irão atinge Israel de uma forma pindérica. Que conflito eles estão a seguir?

Aliás, o chefe da organização de inteligência interna de Israel, Ronen Bar, acabou de renunciar. Israel, alegadamente com a melhor defesa aérea do mundo, está agora completamente à mercê dos misseis balísticos iranianos e muito longe de vermos os mais modernos e mais letais em acção. Capacidade que era suposto Israel já ter destruído segundo a propaganda de Israel. Quem começa uma guerra para ver a sua capital devastada? Para não falar de Haifa e do norte e do sul de Israel no geral. Até o edifício do Comando e Controlo das IDF em Tel Aviv, também alegadamente indestrutível, já foi transferido para um Hospital civil também na capital.

Claro que Israel também está a causar muitos danos no Irão mas Israel, como o mundo inteiro, tinha que saber que é impossível destruir o programa nuclear do Irão com armas convencionais. Então porque Netanyahu tentou justificar o ataque “unprovoked” para destruir o programa nuclear do Irão?

O Mundo precisa de voltar aos Tratados de Segurança entre as potências nucleares que os US rasgaram nos últimos 30 anos, o que só serve para tornar o mundo mais inseguro e dar dinheiro às indústrias de armamento em detrimento do desenvolvimento e bem-estar da humanidade. E desnuclearizar o Médio Oriente para travr a proliferação nuclear! Israel tem que estar sob alçada do Direito Internacional de uma vez por todas!

Monarquias ibéricas

No "Olhe que não, olhe que não!" desta semana, em outras coisas, Jaime Nogueira Pinto e eu falamos da transição política em Espanh...