quinta-feira, junho 26, 2025

Brasil cá e lá


Ontem, na embaixada do Brasil em Lisboa, com casa cheia, o DN Brasil, comemorando o seu primeiro aniversário, organizou vários debates, num dos quais tive o gosto de participar. Diversas dimensões do relacionamento bilateral foram analisadas, se bem que a questão económica tivesse sido um permanente pano de fundo.

É muito bom que um jornal com a história do "Diário de Notícias" esteja envolvido num projeto jornalístico que atravessa o Atlântico. Agora sob a direção de Filipe Alves, que por anos conduziu o "Semanário Económico", o DN Brasil tem Amanda Lima na condução deste projeto luso-brasileiro. Só lhes posso desejar muito sucesso. No que me toca, gosto muito de ver, cada vez mais, o Brasil em Portugal.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Os brasileiros da fotografia estão larguíssimos!

João Cabral disse...

Tenho muitas dúvidas sobre a viabilidade e a pertinência de projectos deste tipo. Também o "Público" avançou com uma versão para o público brasileiro. Pergunto: será que o imigrante brasileiro quer saber de notícias sobre o Brasil escritas em Portugal? Claro que não, vai onde sempre foi, à Folha, ao Estadão, à Globo, etc. Por outro lado, esperar que leiam notícias só porque estão em português do Brasil é outra bizarria. O tal Acordo Ortográfico não tinha unificado a escrita? Pois, não unificou nada mesmo ortograficamente falando, quanto mais em relação ao vocabulário e à sintaxe, que continuam muito diferentes. Sem desmerecer, uma perda de tempo e de recursos, especialmente em grupos que estão aflitos há anos. Enfim, prioridades.

Antes do Alasca

Parece haver importantes avanços militares russos nos últimos dias na frente ucraniana. Pode ser só uma coincidência, mas o "timing...