quinta-feira, junho 26, 2025

Brasil cá e lá


Ontem, na embaixada do Brasil em Lisboa, com casa cheia, o DN Brasil, comemorando o seu primeiro aniversário, organizou vários debates, num dos quais tive o gosto de participar. Diversas dimensões do relacionamento bilateral foram analisadas, se bem que a questão económica tivesse sido um permanente pano de fundo.

É muito bom que um jornal com a história do "Diário de Notícias" esteja envolvido num projeto jornalístico que atravessa o Atlântico. Agora sob a direção de Filipe Alves, que por anos conduziu o "Semanário Económico", o DN Brasil tem Amanda Lima na condução deste projeto luso-brasileiro. Só lhes posso desejar muito sucesso. No que me toca, gosto muito de ver, cada vez mais, o Brasil em Portugal.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Os brasileiros da fotografia estão larguíssimos!

João Cabral disse...

Tenho muitas dúvidas sobre a viabilidade e a pertinência de projectos deste tipo. Também o "Público" avançou com uma versão para o público brasileiro. Pergunto: será que o imigrante brasileiro quer saber de notícias sobre o Brasil escritas em Portugal? Claro que não, vai onde sempre foi, à Folha, ao Estadão, à Globo, etc. Por outro lado, esperar que leiam notícias só porque estão em português do Brasil é outra bizarria. O tal Acordo Ortográfico não tinha unificado a escrita? Pois, não unificou nada mesmo ortograficamente falando, quanto mais em relação ao vocabulário e à sintaxe, que continuam muito diferentes. Sem desmerecer, uma perda de tempo e de recursos, especialmente em grupos que estão aflitos há anos. Enfim, prioridades.

O Doutor Homem

Hoje à tarde, António Sousa Homem lança um novo livro. Dizem-me que não tenciona sair do seu eremitério do Moledo para estar na apresentação...