quarta-feira, junho 08, 2022

Paula Rego (1935 - 2022)


Morreu Paula Rego.

Recordo um episódio ocorrido aquando da visita de Estado de Mário Soares a Londres, em 1993. 

Um dos pontos do programa foi uma deslocação à Sainsbury Wing, da National Gallery, em cuja cafetaria Paula Rego havia acabado de pintar um mural que era, em especial à época, uma das grandes curiosidades do local (recomendo a visita a essa obra). Paula Rego, amiga de Mário Soares e de Maria Barroso, quis ser ela a apresentar pessoalmente aquele trabalho, descrevendo-o nos seus principais pormenores.

Algumas das figuras que a pintora integrou no mural tinham nome. Recordo-me da cara do escritor Alberto de Lacerda, que ela colocou, na sua forma criativa, numa das personagens. A certo passo da descrição, Mário Soares perguntou em quem se tinha inspirado Paula Rego para o desenho de uma figura hierática de mulher, que tem um lugar proeminente do grande painel. Nenhum de nós tinha a menor ideia de quem poderia ser essa face feminina escalvada, hirta e seráfica. Paula Rego correu com o dedo as figuras até coincidir com a que Soares referira, para, finalmente, concluir: "Ah! Aquela? É uma senhora da limpeza que eu vi um dia quando ia a entrar lá em baixo. Pedi-lhe e ela deixou-se pintar. Ficou bem não ficou?"...

7 comentários:

Maria Isabel disse...

Penso que o Sr. embaixador já publicou esta passagem relativa a Paula Rêgo. Mas é sempre bom voltar a ler.
Maria Isabel

Francisco disse...

Duas notas breves:
1ª. nota breve: Paula Rego: incontestada e incontestável.
2ª. nota breve: Na sociedade burguesa em que vivemos, quando a senhora da limpeza se tona gente, abre-se-nos a boca de espanto.

Anónimo disse...

Ao pintar a senhora da limpeza Paula Rego revelou toda a sua humanidade e a defesa das mulheres, sem distinção de classe! Morreu uma grande Senhora! Admiremos a sua obra.

Luís Lavoura disse...

O facto é que as figuras femininas (que são quase todas - ela pintou sobretudo mulheres, creio) de Paula Rego têm genericamente um aspeto rude, grosseiro, feio e mau. São piores que mulheres de limpeza. Dir-se-ia que ela tomou sempre como modelos mulheres de limpeza - ou prostitutas, ou sabe-se lá o quê. As mulheres que me limpam o gabinete têm bem melhor aspeto do que as mulheres de Paula Rego.

Arber disse...

Fiquei agoniado com comentário tão rude, grosseiro, feio e mau que acabo de ler.

Erk disse...

Na SIC notícias afirmaram a pintora "Paula Rego pintou o autorretrato de Jorge Sampaio"

Ok.

Nuno Figueiredo disse...

lavoura, really?

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...