segunda-feira, junho 20, 2022

Voltar a Königsberg?


Veremos se as medidas anunciadas pela Lituânia para dificultar o habitual acesso da Rússia ao seu território isolado em Kalininegrado não acabarão por se transformar numa imensa sarilhada. “Fishing for trouble” pode ser a expressão exata para qualificar este gesto de Vilnius.

10 comentários:

Nuno Figueiredo disse...

hope not.

jj.amarante disse...

Tive notícia deste embargo da Lituânia à passagem de mercadorias abrangidas por sanções nos combóios russos que abastecem Kaliningrado. Acho estranho que a BBC ainda não tenha relatado esta medida lituana aplicada no dia 18/Jun/2022. E constatei que a Al-Jazzera foi mais rápida a dar esta notícia (https://www.aljazeera.com/news/2022/6/18/lithuania-enforces-eu-sanctions-on-goods-to-russias-kaliningrad). A BBC é de confiança mas nenhuuma fonte tem qualidade a 100%.

Tenho dúvidas que as sanções abranjam este caso específico de trânsito de território russo para território russo. Começo a pensar que esta gente do Leste tem hábitos parecidos quando podem. Os Russos bloquearam os combóios para Berlim Ocidental obrigando ao estabelecimento da famosa ponte aérea. Agora são os lituanos a bloquear a ligação Rússia-Kaliningrado.

Anónimo disse...

Eu acho que a Lituânia neste momento, na minha humilde opinião, está a candidatar-se seriamente a ser o próximo alvo de uma Operação Militar Especial...

Luís Lavoura disse...

Tanto quanto percebo do que li, não é propriamente Vilnius quem está a procurar meter-se numa sarilhada, são antes as medidas implementadas pela Comissão Europeia, e a interpretação que a própria Comissão Europeia delas faz, que impedem que os bens russos atravessem o espaço europeu a caminho do enclave.

Luis A disse...

Parece que alguém não está contente com o tamanho da fogueira tal como está... quer uma maior!
Vá de soprar!

Lúcio Ferro disse...

Como assim não dão acesso? Marítimo, aéreo, terrestre (que tipo de acesso? não vejo nem leio os outlets de notícias). E não há ninguém que ponha travão, se for acesso aéreo ou marítimo? O que se segue, minas no Mar Báltico? Upa, upa.

Luís Lavoura disse...

jj.amarante
É realmente curioso, ontem e hoje nas notícias na rádio e na televisão não ouvi uma única mênção a esta sarilhada em Kaliningrad. Parece que não querem que se saiba.

José Figueiredo disse...

Também acho muito problemático. Konigsberg, terra de Euler e Kant...
José Figueiredo

Luís Lavoura disse...

José Figueiredo

(Leonhard) Euler não era de Koenigsberg. Era suíço de Basileia, e trabalhou predominantemente em São Petersburgo e em Berlim.

Reaça disse...

A Europa ou pega o touro pelos cornos ou de cernelha, o processo não interessa, mas tem que o fazer com toda a firmeza, e o mais depressa será melhor.

Sabemos que a Europa (ocidental) está na mó de baixo desde a segunda grande guerra, mas agora ou se salva ou acabou o regabofe, a que chamamos a democracia.

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...