sexta-feira, junho 03, 2022

Confluência


Há muitos anos, referindo-se a zonas do globo onde potências disputavam influência, Adriano Moreira utilizava o conceito de "zonas de confluência de poderes". A Ucrânia é isso mesmo, embora muitos pareçam não entender isso ou finjam que não entendem.

3 comentários:

Jaime Santos disse...

Às vezes até parece que o Sr. Embaixador subscreve a tese das zonas de influência. Não a da sua existência, essa é óbvia, mas a da sua necessidade...

Os ucranianos é que não gostam muito da ideia...

Lúcio Ferro disse...

E caminhamos alegremente para a re-militarização da Europa, para o empobrecimento dos povos europeus, para diktats de cúpulas europeias completamente destituídas de senso comum e progressivamente menos democráticas ao serviço de oligarquias que só se preocupam com os seus próprios dinheiros. O que virá a seguir, uma guerra declarada entre a Rússia e a OTAN? Ui.

Luís Lavoura disse...

E podemos recordar o tempo em que Portugal era uma zona de confluência de poderes, entre a França e a Inglaterra. Durante praticamente toda a Quarta Dinastia Portugal foi mais ou menos assim.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...