quinta-feira, junho 02, 2022

Ucrânia

Os EUA vão enviar para a Ucrânia armas que o governo de Kiev promete não utilizar contra território russo.

A Ucrânia, que não reconheceu a ocupação ilegal da Crimeia por parte da Federação Russa, em 2014, tal como os EUA e a maioria da comunidade internacional, não considera, naturalmente, a Crimeia como território russo.

A menos que haja algum “small print”, que se desconhece, a Ucrânia deve entender que o compromisso que tem com os EUA não se aplica ao território da Crimeia, pelo que tem pleno direito de aí ir defender militarmente a sua soberania.

Se, com as novas armas recebidas dos EUA, a Ucrânia atacar a Crimeia - território que, sublinho, os russos consideram ser seu - esse ato será aceite pelos americanos como cumprindo as condições da cedência daquele material?

1 comentário:

Luís Lavoura disse...

Os mísseis que os EUA deram (ou venderam a crédito? Eu gostaria de saber) à Ucrânia têm um alcance máximo de 50 quilómetros. Não chegam para alcançar a Crimeia a partir do território atualmente controlado pela Ucrânia, creio eu.

O comandante

As ordens, nessa manhã de há precisamente 50 anos, tinham sido claras: os portões da unidade ficavam fechados e ninguém entrava sem uma auto...