quarta-feira, junho 22, 2022

Ai o SNS!

É quase comovente ver o desvelo para com o Serviço Nacional de Saúde por parte de uma importante força política que votou contra a respetiva criação. Percebe-se que possa, entretanto, ter mudado de opinião, mas um discreto ato de contrição histórica não lhe ficaria nada mal.

7 comentários:

Unknown disse...

Deve ser doloroso para quem se manifestou tão entusiasta de Marta Themido assistir agora a este caos no SNS...

Jaime Santos disse...

O desvelo deve-se ao simples facto de que não só votou contra a sua criação como é contra a sua manutenção nos presentes moldes. Prefere o Sistema Nacional de Saúde em que naturalmente os privados terão um peso maior. Vivi na Alemanha e o sistema deles, que funciona nesses moldes (serve de inspiração a alguma da nossa Direita Social) é melhor do que o nosso. Azar dos Távoras, é também mais caro, mas a defesa das contas públicas certas é uma ideologia que tem dias...

João Cabral disse...

Quer que peçam desculpa, senhor embaixador?

hmj disse...

Senhor Embaixador, não sendo meu hábito comentar comentários, entendi, para descargo de consciência, prestar um esclarecimento sobre o comentário nº 2.
No comentário não se informa o leitor devidamente sobre o facto de o sistema "privado" de saúde, na Alemanha, funcionar a várias velocidades e qualidade de assistência.
Com efeito, os cuidados de saúde dependem da Caixa de Previdência do beneficiário - "pobres/ricos"- sendo a AOK, generalista, o prestadir que acolhe as profissões mais baixas.
Como nota final apenas o reparo de o doente poder encontrar, de acordo com o seu sistema de saúde, duas salas de espera diferentes, com tempo de espera também diverso.
E mais não digo.

Ricardo disse...

Votaram contra o projecto-lei do PS. Insistem, até hoje, com essa narrativa que foram contra a criação do SNS. Abstiveram-se no projecto-lei do CDS. Que, já agora, o PS votou contra. Significa isto, que foi meio contra o SNS?

Luís Lavoura disse...

Não interessa nada estar a lembrar qual era a posição de um qualquer partido há umas dezenas de anos. Naturalemente que, há muito tempo, todos os partidos tinham posições diferentes das que têm atualmente.

Antonio Abreu disse...

António Abreu
desde o inicio de 2020, com o aparecimento do Virus que foi visível a incapacidade da Ministra Marta Temido e Dra Graça Freitas para enfrentar a situação para a qual não havia antecedentes.
A situação dos internados nos lares (desde o caso de Idanha), o problema do uso ou não das máscaras) a falta de antevisão e de preparação para enfrentar a situação pos-natal e Ano Novo, o prejuízo e desorganização na assistência dos restantes serviços dos SNS, a acusação de cobardia e de falta de empenho dos médicos no caso de Reguengos, e recentemente a confusão desde o fim de 2021 e a ausência de medidas correctivas para a situação conhecida dos médicos e enfermeiros e o pagamento diferenciado dos tarefeiros para horas extraordinárias que leva os Tecnicos a irem prestar esse serviço em outros hospitais. Há uma cultura nos nossos político de não assumirem as suas responsabilidades directas e indirectas; de criarem/ apontarem culpados e depois proclamarem actuações em assuntos laterais e que muitas vezes nem se quer se concretizam. É esta a situação que agora se verifica no nosso País e com o apoio do Presidente a beijar barrigas de grávidas e a dizer autenticas baboseiras e "non sense". Desculpe o desabafo

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...