domingo, junho 26, 2022

Assim, não vale!


Misturar o conceito de salário médio com o valor que um diplomata tem de receber, além do seu salário-base, para poder viver e educar filhos no estrangeiro (às vezes, em cidades com preços milionários, como no Golfo, Japão ou Noruega) é um péssimo trabalho de informação pública.

Tenho absoluta certeza de que o salário médio dos diplomatas portugueses ultrapassará, em muito pouco, um terço do valor aqui anunciado.

5 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Está debaixo de fogo e sua classe idem, senhor Embaixador? Estamos todos, chama-se neo-liberalismo, é muito desagradável; porém e convenhamos, muitos dos diplomatas são cúmplices, pensam no curto prazo, procuram protagonismo, são malquistos por serem mensageiros, apostam em cavalos sem lhes verem os dentes e apriori tudo se resolveria, só que o neo-liberalismo é implacável, é triturador, então agora com os avanços da IA, da Robótica, das printers inteligentes e mais o diabo a 4.Há sempre baixas colaterais na aceleração e esta é das rápidas, da aceleração do desenvolvimento tecnológico, isto é; já lhe ocorreu que muito em breve a sua profissão se pode tornar obsoleta?

Francisco Seixas da Costa disse...

Lúcio Ferro. Vai para uma década que me aposentei do serviço público e mudei de atividade profissional.

Lúcio Ferro disse...

Senhor Embaixador, talvez me tenha expressado mal, não pretendia fulanizar, sei muito que bem que está reformado, já há muitos anos que sou seu leitor atento, estava a tentar suscitar uma reflexão, em duas vertentes: a primeira, sobre a qual sei que não se irá, por motivos óbvios, pronunciar, é a da "qualidade" atual do material humano à disposição do MNE; a segunda vai mais longe e possivelmente as interrogações que coloco serão descabidas, mas penso serem pertinentes e estarem ligadas ao futuro da profissão num mundo cada vez mais digital. Um bom dia e uma boa semana.

Monica M disse...

Curioso como a ideia da carreira diplomática e suas condições de trabalho explode em vários sentidos no imaginário dos portugueses. Se soubessem um terço da realidade não vociferavam absolutos disparates.

Anónimo disse...

Fernando Neves
O salário de um embaixador que até há uns tempos era igual ao de um juiz conselheiro ou General de 4estrelaas, é hoje de 4 , repito 4 mil euros brutos. Não confundir com a representação no exterior, cuja média nunca pode ser está. O amador que escreveu estevdislate pode ir ao DR ver ssvreformss dos diplomatas e comparar com os outros corpos devEstado e ficará muito surpreendido

Parabéns, concidadãos !