sexta-feira, junho 17, 2022

A cadeira


O diretório que tenta prevalecer no Conselho da União foi ontem dizer a Kiev que ia estar de acordo com o que já sabia que a Comissão ia dizer hoje. Afinal, a luta pelas cadeiras não se fez só em Ancara.

3 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Pois o meu take é ligeiramente diferente, senhor embaixador.
Para mim, os three stooges foram ontem prestar homenagem a um filho da p***. A única coisa a que achei piada é que os three stooges foram de fato e gravata e que o filho da p*** os recebeu de t-shirt; que humilhação, ao menos os três palhaços originais prestavam sempre homenagem a uma mulher bonita e bem vestida. Uma boa tarde e continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Fernando Neves
Como se sabe, a Rússia não compreendeu que à época das zonas de influência, dizem de algum tempo para cá os portas vozes dos países ocidentais, ciosos de defender as suas respectivas zonas de influência. A troika que foi a Kiev fala em nome dacsua zona de influência. Assim vai o mundo

Joaquim de Freitas disse...

1°- Os líderes francês, alemão e italiano, bem como seu colega romeno, disseram na quinta-feira que estão prontos para conceder à Ucrânia o statut de candidato à adesão à União Europeia "imediatamente".

2°- "Todos nós quatro apoiamos o statut de candidato imediato à adesão", disse o presidente Macron.

3°- Olaf Scholz também disse "esperar" … "decisão positiva" da União Europeia sobre a concessão do statut de candidato.

4°- "A Itália quer a Ucrânia na União Europeia", acrescentou Mario Draghi. "O povo ucraniano defende todos os dias os valores da democracia e da liberdade que são a base do projeto europeu. (Proibindo todos os partidos de oposição? )

5°- Os Vinte e Sete devem tomar uma decisão por unanimidade. Ah ! Os países da Europa de Leste apoiam esta candidatura, mas outros como a Dinamarca ou os Países Baixos manifestaram reservas.
!
6° Zelensky enfatizou que os ucranianos "já conquistaram o direito" de serem candidatos à adesão. Jà mataram 14 000 ucranianos russofonos em 8 anos...de 2014 a 2022... e continuam no Donetz, graças às novas armas francesas (canhoes Cesar !)...

Macron anunciou que a França entregaria à Ucrânia "seis Caesars adicionais", essas armas autopropulsadas, Com as 12 já enviadas, constitui um total de um quarto dos estoques do exército francês desse tipo de material.

"A Ucrânia deve ser capaz de resistir e vencer disse Macron. Hipocrita: Nao dira isso a Putine !
Là se vai o nosso Gaz da ...Gazprom !

Mais tarde, em entrevista ao canal francês LCI, Macron sustentou que não descartou voltar a discutir com o seu homólogo russo. Para falar da derrota russa?

Durante sua visita a Irpin, os líderes europeus passearam pelas ruas, parando em frente a prédios destruídos pelos combates ou um carro carbonizado. A guerra estraga tudo! é verdade ! Devia ter ido a Belgrado, ver a soluçao da NATO em matéria de urbanismo....
"Vamos reconstruir tudo", prometeu Mario Draghi. Com o nosso dinheiro, claro!


MUITO IMPORTANTE
Enquanto aguarda a decisão da UE, o chanceler Scholz confirmou que Zelensky "aceitou (seu) convite" para participar da próxima cúpula do G7, de 26 a 28 de Junho, na Baviera, depois na cúpula da NATO que terá lugar na sequência de Madrid.
Ah, Zelensky na NATO ! Enfim !
Putine toma nota !

Com base no confronto económico e energético com Moscovo em torno desta crise, Mario Draghi acusou de "mentiras" a gigante russo Gazprom, que usou o pretexto de problemas técnicos ligados às sancções ocidentais para reduzir massivamente as suas entregas de gás para a Europa, o calcanhar de Aquile dos europeus contra Moscovo.

"Há de facto um uso político do gás, assim como há um uso político do trigo", denunciou, referindo-se aos milhões de toneladas de grãos bloqueados nos portos ucranianos.

Cereja no bolo:

O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, pediu a Moscovo que "agisse imediatamente para abrir esses portos" e "não use alimentos como arma".

Ora essa ! Os EUA, que há mais de 60 anos aplicam um embargo feroz contra o povo cubano, e também desde há anos ao povo venezuelano, sem esquecer o embargo do leite para as crianças iraquianas durante a guerra ignóbil que fizeram ao Iraque, provocando a morte de 500 000 crianças...

E que Madeleine Albright, secretária de estado americana confirmou, porque “valia a pena” para derrubar Saddam Hussein…Crueldade absoluta.

Parabéns, concidadãos !