sexta-feira, junho 17, 2022

Pedrógão

Pedrógão foi uma imensa tragédia. Escavar raivosamente em torno das culpas não dolosas do que então sucedeu é “chover no molhado”. Mas ter a máxima exigência e responsabilizar pelo que, desde então, não foi feito e deveria tê-lo sido, isso sim!, é uma exigência democrática mínima.

5 comentários:

Anónimo disse...

As culpas sobre o que aconteceu naqueles dias foram do pesado passado de irresponsabilidade pública e particular; o que depois se passou, desde o que fizeram os responsáveis locais com os apoios que o país lhes disponibilizou e o que não se curou naquelas cicatrizes das povoações rurais deve envergonhar-nos ainda mais.
MB

Luís Lavoura disse...

É claro que muita coisa deveria ter sido feita desde então. Mas: poderia ter sido feita?
Não poderia. Limpar e ordenar o imenso matagal é virtualmente impossível. O país não tem recursos para isso. Sobretudo: os proprietários daquelas terras não têm recursos para isso.
O que se poderia era ter evitado os disparates que desde então - propositadamente - se fizeram, nomeadamente o reconstruir casas nos mesmos locais daquelas que arderam. Aquelas populações deveriam em grande parte ser transferidas para vilas, em vez de se insistir em manter aldeias indefensáveis (aquando do próximo incêndio).
Portugal tem que adotar a mesma estatégia que Espanha adotou, de destruir aldeias e concentrar a população em vilas.

João Cabral disse...

«Mas ter a máxima exigência e responsabilizar pelo que, desde então, não foi feito e deveria tê-lo sido, isso sim!, é uma exigência democrática mínima.»
Curiosamente, o Governo não mudou. Para bom entendedor...

Jaime Santos disse...

Pois não, João Cabral, o que quer dizer que qualquer responsabilidade política que os Portugueses quisessem assacar a Costa e aos seus ministros não chegou para alterar o seu sentido de voto (que normalmente é decidido por apreciação da competência global, e não por causa do comportamento do Governo em relação a um assunto em particular).

Não vai dizer como aquela vice-Presidente de Rui Rio no dia 30/1 que a culpa disto é do Povo Português, pois não?

João Cabral disse...

Medo de uma aliança PSD/Chega, oposição com possibilidades de ganhar feita num caco. Ganhar por falta de comparência? Assim também eu.

Na minha outra juventude

Há muitos anos (no meu caso, 57!), num Verão feliz, cheguei a Amesterdão, de mochila às costas. Aquilo era então uma espécie de "Meca&q...