sábado, junho 11, 2022

Ciclomania


Na lógica da inevitável tendência para a descarbonização, pode entender-se o estímulo ao uso de bicicletas no centro de Lisboa. (Já agora, podia ser acompanhado por uma devida fiscalização da observância das regras de tráfico, desde o uso de capacete à não utilização dos passeios e passadeiras). Porém, atendendo ao facto (incontestável) da maioria da população que vive nessa zona da cidade já não ter idade para usar bicicleta, o “jeunisme” dominante, nessa como em outras políticas públicas agora em voga, acaba por ser claramente discriminatório e antidemocrático.

5 comentários:

Nuno Figueiredo disse...

humm.

Tony disse...

E as trotinetes por vezes com dois marmanjos em cima e a velocidade suficiente e até fora da ciclovia, podendo atropelar, incautos e idosos peões.

João Cabral disse...

Exactamente. É mais uma discriminação dos mais velhos, mas poucos a vêem.

Flor disse...

Sem dúvida! Muito difícil percorrer de bicicleta na Lisboa das 7 colinas.

Jaime Santos disse...

Podemos virar o argumento ao contrário e dizer que são antes os velhos e o seu comodismo que impõe o automóvel e a sua poluição (e acidentes de trânsito associados) a toda a gente.

Vivi em grandes cidades europeias (a começar por Berlim) e nunca precisei do carro para coisa nenhuma. Acredite, é um vício de que nos podemos livrar, mais velhos incluídos...

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...