quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Isabel da Nóbrega


Acabo de saber que morreu Isabel da Nóbrega, uma figura marcante no nosso panorama literário. Tinha 96 anos.

O século XX da cultura portuguesa não pode ser contado sem destacar a sua marca, por bem mais de uma razão. Era, além do mais, uma mulher notável, uma inteligência lúcida e atenta. 

O meu sentido pesar ao filho, Pedro Abreu Loureiro, e à sua neta Alexandra.

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

o filho, Pedro Abreu Loureiro

De onde vêem os apelidos Abreu e Loureiro? Não são (tanto quanto vejo na wikipedia) apelidos de Isabel da Nóbrega nem dos seus ex-companheiros João Gaspar Simões e José Saramago.

APS disse...

O cómico Luis Lavoura não deve saber que a dita Senhora, além de usar pseudónimo literário, foi casada com um médico, em primeiras núpcias - ora fique sabendo!

Luís Lavoura disse...

APS, sim, vi na wikipedia que "Nóbrega" era um pseudónimo. Porém, "Abreu" e "Loureiro" não eram apelidos dela (de acordo com a wikipedia).
Claro que não sei com quem ela foi casada. Na wikipedia só diz que viveu amancebada 14 anos com João Gaspar Simões e 16 anos com José Saramago. Não diz mais nada. E eu mais nada sei.

Lenah disse...

Isabel da Nóbrega
Maria Isabel Bastos Gonçalves
* Lisboa, Lisboa, 26.06.1925
Casamentos
Joaquim Augusto Abreu Loureiro
Filhos
Pedro Manuel Gonçalves Abreu Loureiro * 22.01.1945
Graça Viterbo
José Eduardo Abreu Loureiro
Maria da Graça Silveirinha Baptista da Costa

Unknown disse...

Lenah
A Graça Viterbo é casada com o Pedro. Não é filha.
A Isabel da Nobrega foi casada o médico Abreu Loureiro e teve 3 filhos. Só depois vem a história com o João Gaspar Simões e a seguir com Saramago.
Conhecia num acaso da vida e tive o prazer enorme de conversar calmamente com ela. Foi uma surpresa muito agradável. Teria ficado dias à conversa.
Os meus pêsames para a família.