domingo, setembro 19, 2021

A conterrânea de Steinbroken



Devo ter ainda numa estante qualquer, já nem sei onde, "A Musa Irregular", de Fernando Assis Pacheco. Há muito tempo.

Há minutos, na "Travessa" (nunca devemos perder a esperança no futuro de um país onde há livrarias que estão abertas ao domingo), vi uma edição do livro de 2019, da "Tinta da China". Compro? Não compro? Dizia na capab"edição aumentada", o que foi um alibi para desculpar a aquisição.

Quando vale em euros uma hora de belo pousio, nesta tarde de sol estupenda (a palavra já se usa pouco, mas tem uma sonoridade que me agrada), ali no Príncipe Real? Mas será que há lugares nos bancos de jardim ou a chusma de franceses que por aí anda e as holandesas de perna ao léu já terão ocupado tudo? Mas vale, com certeza, o preço deste livro de um poeta que me deu sempre muito gozo ler e que tenho a sensação de que escrevia com um prazer imenso. 

Comprei e fui lendo - em voz alta, porque gosto da poesia falada, mas em tom suficiente baixo para não parecer maluquinho diante de quem passava. E não é que, na página 243, dei com um poema a uma "pen pal" finlandesa?! 

É que eu, ao tempo da minha juventude mais jovem, também troquei cartas (julgo já ter contado isso por aqui) com uma loirita gordaça da terra de Steinbroken, da qual, ao contrário de Assis Pacheco, nem por sombras me apaixonei. Não era com certeza a mesma, porque me recordo que finlandesas à procura de correspondentes latinos era "mato", à época. E logo a nós, que, por essa altura, só sonhávamos com suecas! 

Aqui fica a inveja assumida a quem fez os "versinhos".

3 comentários:

Flor disse...

Que bom que é, ao domingo caminhar com tranquilidade e entrar em uma livraria e passar os olhos pelas lombadas dos livros. A palavra "pen pal" despertou-me os meus anos de "juventude jovem" em que eu adorava ter correspondentes, não se utilizava muito a palavra inglesa.O carteiro tinha dias que ia entregar correspondência de manhã e de tarde. Era assim que eu reforçava o estudo do Francês. No Natal, a minha mãe reforçava a gratificação ao carteiro. Ah! A minha correspondência era toda na base da inocência :)

Obelix disse...

Uma brejeiriçe:

Sonhávamos com a suecas e com as respectivas cuecas.....

Abraço

S. Almasqué

António Nunes disse...

A livraria Poesia Incompleta, especializada em poesia, está aberta ao domingo.
Encerra, se não me engano, às 19.44.
Encontra-a na rua com a mais bela vista da Basílica da Estrela. Não há como se enganar.

Maduro e a democracia

Ver aqui .