quinta-feira, outubro 29, 2020

Uma Visão exata


Leiam o editorial da diretora da revista Visão, Mafalda Anjos, na edição hoje publicada, para se ter uma perspetiva completa, informada e coerente, sobre o mundo do negacionismo e da desinformação, que cavalga os receios em torno da pandemia.

Ali surgem retratados, com rigor e precisão, todas as categorias desses vários inconscientes, desde os maluquinhos das teorias da conspiração e das forças ocultas aos neolibertários, aos que recusam a máscara e um mínimo de regras de civismo. Estão lá todos retratados.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não estava a perceber, pensei que os milionários fossem os maluquinhos e fui ler. E mais uma vez fiquei fascinado com este desdobramento da personalidade de alguns socialistas do PS: amigos do povo mas também dos capitalistas, de quem são, aliás, grandes amigos. Deve ser o que os distingue do BE, que esses, ao menos, são coerentes.

Jaime Santos disse...

Olha mais um que acha que o socialismo tem que ser o socialismo de miséria :)! Caro anónimo das 23:11, já ninguém defende isso, excepto talvez o PCP que acredita que o objectivo das forças de Esquerda é acabar com os ricos, e não reduzir as desigualdades para acabar de vez com a pobreza...

O PS, que na verdade é um Partido Social-Democrata, é pró-capitalista...

Sabia que o Sr. Rui Nabeiro, por exemplo, é militante do PS, milionário e um homem com uma profunda consciência social?

Anónimo disse...

É isso mesmo, acabar com a pobreza mas conviver com os ricos ( afinal são pró-capitalistas...)

Luís Lavoura disse...

Não vou comprar a revista só para ler um editorial que diz mal de mim. Mas gostaria de o ler. Porque não o transcreve o Francisco aqui?

Luís Lavoura disse...

aos que recusam a máscara

Saiba o Francisco que não há quaisquer dados experimentais, em situações reais, que indiquem que o uso de máscaras atenue uma epidemia respiratória. É claro que faz todo o sentido a hipótese de que atenue, mas essa hipótese não foi até agora confirmada experimentalmente. E a ciência, tal como o Francisco sabe, não é feita somente de hipóteses - ela exige, crucialmente, a confirmação experimental dessas hipóteses.

Saberá também o Francisco que no país europeu onde a epidemia atualmente é mais dura, isto é, na Chéquia, o uso de máscaras é obrigatório desde março. Isto é, os checos desde há seis meses que andam de máscara posta - e isso não os safa de estarem agora com a epidemia num estado horrível, o pior de qualquer país europeu.

Anónimo disse...

Maluquinhos que existem em todos os países (sobretudo nos outros países) e não são, ao contrário do que defendia um idiota por aqui, uma manifestação de decadência nacional.

aamgvieira disse...

Prefiro ler a Sábado, mais objectiva, não pertence ás franjas deste governo.

Anónimo disse...

Eu prefiro ler o "Auto das Putas". É mais saudável.
Vou ali e já venho. Um copo de bom tinto, um bom enchido, um bom queijo, sentado numa esplanada, tendo como companheira uma mulher bonita, com quem irei para a cama mais tarde, numa conversa amena, em frente ao mar e deixando-nos de filosofias políticas e outras. Prefiro mulheres, gastronomia e bom vinho!
E tenham uma boa e serena noite!
"Jaspers"

Parabéns, concidadãos !