sexta-feira, outubro 23, 2020

Guantanamo


Há qualquer coisa de doentio na política americana, republicana ou democrática: ninguém se interroga sobre o destino de pessoas detidas em Guantanamo, até hoje sem serem acusadas e muito menos julgadas, num vergonhoso limbo jurídico. E até o resto do mundo delas se esqueceu.

9 comentários:

alvaro silva disse...

Sr Embaixador eles já morreram quasi todos e os que sobram não vão durar muito! É uma estoria bem parecida com a da devolução da base de Guantanamo á Cuba comunista. Para o dia 30 de Fevereiro dum ano qualquer!

netus disse...

Boa noite.
Se a memória não me atraiçoa, Obama logo que eleito terá anunciado que Guantanamo seria fechada.
Estou a recordar mal?
António Cabral

Anónimo disse...

Acho bem que não se fale. Afinal de contas, não se fala de situações idênticas - ou muito mais graves -, noutros países. Por exemplo: poucos se preocupam com o que se passa já ali, do outro lado da vedação, em Cuba.

Anónimo disse...

Coisas sem importância para muita gente: os EU da América ocupam ilegalmente um território de outro país (que não tem força para os escorraçar; imagine-se se fosse ao contrário...) e têm lá uma prisão para a qual arrabanharam gente um pouco por todo o mundo, à sorrelfa (parece que até passando, alguns, no percurso para Guantanamo, por Portugal...)e AÍ OS TÊM SEM CULPA FORMADA E SEM JULGAMENTO ATÉ QUE LHES APETEÇA. E HÁ POR AÍ GENTE QUE PARECE NORMAL E SE DIZ CIVILIZADA E ALGUNS ATÉ DEVEM ACHAR-SE DEMOCRATAS QUE ACHAM ISSO TUDO NORMAL; e até acham que isso tudo é feito pela maior democracia do mundo. E, claro, não se envergonham de se ver ao espelho...

João Cabral disse...

O tema do terrorismo esteve ausente dos debates. Os politólogos que se debrucem sobre isto.

Joaquim de Freitas disse...

Senhor Embaixador :

Embora a existência desses sites já fosse suspeitada por várias organizações, incluindo a Amnistia Internacional e o semanário americano The Village Voice, foi um artigo do Washington Post em Novembro de 2005 que revelou a existência de uma rede global de prisões secretas administradas pela CIA. O diário afirma que tais prisões seriam encontradas no Afeganistão (incluindo o Poço de Sal) e num país oriental; explica-se também que essas prisões estariam localizadas no exterior por causa de sua ilegalidade nos Estados Unidos, já que os presos não têm status legal.

Por exemplo, a CIA controla prisões secretas em vários países europeus, Roménia, Kosovo, Macedónia, Polónia, Bulgária e Ucrânia, os pequenos lacaios dos US, onde se O conselheiro de Estado suíço Dick Marty, que então liderou uma investigação sobre o assunto, também reivindicou a existência de centros perto de Vilnius, na Lituânia.


A União Europeia (UE) iniciou uma investigação confirmando as revelações da Amnistia Internacional e do Washington Post.

Quanto ao direito internacional quando uma potência totalitária como os EUA se permitem de aplicar a extraterritorialidade das suas leis no mundo, como esperar que respeitem os outros países…

Quanto a Guantanamo, o anonimo de 23 de outubro de 2020 às 22:56 diz tudo e muito bem.

Mas apesar disso, há sempre os “what about” do costume para vir comparar imediatamente com outras prisões no mundo…

Anónimo disse...

O nosso MNE, Silva, o que pensa disto, sempre tão lesto a apoiar causas perdidas o seguidistas da UE, naturalmente após as ordens de Washington?

Take Direto disse...

Obama prometeu fechar, sim. Depois justificou-se na necessidade de ter apoio das câmaras, acho eu. Muito mau. Se num país que se diz de direito existem coisas destas, com um presidente progressista na altura, imagine-se o que há e o quanto falta para extirpar estes desastres.

Anónimo disse...

Há os tipos do "whatabout" e há o tipo do "onlyabout". Irra!

Vou ler isto outra vez...