sexta-feira, outubro 23, 2020

Empate


O debate presidencial americano desta noite foi de muito maior qualidade do que o anterior. Ambos os candidatos estiveram melhor. 

Trump, sem deixar de ser truculento, ”portou-se” com normalidade. Biden foi mais firme, melhorou na assertividade e fez passar a sua mensagem. 

Foi um empate e, por isso, favoreceu Biden.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu diria que o bom senso nos faria chorar por um candidato "normal" apenas conseguir um empate com um "anormal". Mas... pronto. Pobres EUA.

Jaime Santos disse...

Vi apenas escassos excertos, mas do que vi, vi um Biden sorridente, confiante e tranquilo e por oposição, Trump apareceu-me como um animal acossado. Mesmo sem ser determinante, a linguagem corporal é relevante...

A ver vamos, como diz o cego, na manhã de 4 de Novembro. Ou talvez só muito depois...

Anónimo disse...

Nos EUA quem prefere Biden, ou quem prefere Trump, e assistiu a este debate teve multiplas oportunidades de confirmar a sua, já prévia, escolha. Isso apesar de perante o mesmíssimo espetáculo. Nada de novo dentro e fora do palco.
Quer o futuro Presidente dos EUA seja Biden, quer seja Trump a bizar, só de aqui a mais 4 anos se poderá avaliar, com propriedade, a próxima escolha do eleitorado dos EUA. Afinal o exercício do mandato é o que realmente conta.

dor em baixa disse...

Trump é imbatível em ambiente "reality show" onde evidencia muitas qualidades e tem anos de prática. Mudaram o enquadramento, perdeu essa vantagem.
Em Portugal é semelhante mas à escala lusa: comentador de política, comentador de futebol.

Anónimo disse...

O perigo é esse:achar que Trump se portou com normalidade, a dizer mentiras infames e fazer acusações torpes. Quer dizer que nos habituámos a mentira e a infâmia como,normais, porque é aí que vivemos o,nosso,quotidiano
Fernando Neves

Joaquim de Freitas disse...

Perfeitamente de acordo com as palavras do Sr. Fernando Neves.

Acrescentarei que, eles até podiam falar um bocadinho da politica exterior dos EUA e dizer por exemplo que :
nenhum governo ocidental entregou armas a terroristas na Síria, o New York Times nunca revelou a Operação Timber Sycamor, Hilary Clinton , com Biden no governo, nunca escreveu que queria derrubar Assad para a segurança de Israel, a OTAN nunca criou o Kosovo com traficantes de órgãos humanos, a OTAN nunca se aliou aos islâmicos para eliminar Gaddafi, não havia jiadistas na Chechénia e eles não realizaram nenhum ataqueem Moscovo, a Al-Qaeda apareceu por geração espontânea e esta organização nunca cooperou com a CIA, Washington nunca ajudou os jiadistas no Afeganistão antes da intervenção soviética, Brzesinski nunca defendeu a desestabilização da Rússia, ele nunca disse aos combatentes islâmicos que eles eram "Combatentes da Liberdade", a imprensa anglo-americana nunca elogiou Bin Laden, o Talibã nunca foi recebido em Washington, Al-Baghdadi nunca fundou o Daesh numa prisão dos EUA, a "coalizão" nunca deixou o Daesh retomar Palmyra, o Congresso Mundial Uigure não é financiado por Washington, nunca houve terroristas em Xinjiang , e os uigures de Idlib são turistas.


Isso sim, valia a pena ouvir, porque no que respeita a politica interna, todos sabemos que os americanos não são racistas, que a lei é igual para todos, que as prisões americanas comportam mais brancos que negros ou latinos, que todos os americanos têm o mesmo direito de voto e que os eleitores da Geórgia, se forem negros, devem esperar 11 horas na fila e os brancos só 15 minutos.etc,etc. e que Trump fez tudo o que pôde para que os americanos se protejam do Covid com mascaras..

E que a última grande ideia de Trump e esperança para os Estados Unidos e o mundo, do fracturamento hidráulico, está agora na falência, nunca tendo dado muito lucro. A maioria das empresas envolvidas faliu ou está prestes a falir.

E que combinado com a perda gradual do status da moeda de reserva para o dólar e a perda concomitante pelos Estados Unidos do privilégio exorbitante de imprimir dinheiro conforme necessário, isso colocou os Estados Unidos no epicentro do inevitável colapso financeiro…que o Covid 19 não pode mais esconder.

E que se olharmos para a situação fiscal nos Estados Unidos, vemos que não são mais capazes de financiar os seus crescentes deficits orçamentários no exterior, porque os estrangeiros agora são vendedores líquidos da dívida dos EUA. E se os americanos soubessem que o governo dos EUA financia no exterior quase metade de seus gastos, acumula dívida de curto prazo duas vezes mais rápido do que poderia esperar para pagá-lo;

Isso sim valeria a pena ouvir… Mas nenhum dos dois estava interessado nisso… Os escândalos são mais rentáveis…

O futuro