quinta-feira, outubro 15, 2020

O país que somos

Um bom teste à nossa cidadania, bem como ao grau de adesão a um sentimento de solidariedade coletiva digno de uma sociedade decente, é avaliar as reações aos constrangimentos decididos pelo poder democrático para fazer face a imperativos de segurança sanitária.

8 comentários:

Anónimo disse...

Um bom teste à fortaleza dos nossos princípios é avaliar a reação dos paladinos da Liberdade à deriva autoritária do Governo. O Manuel Alegre já se pronunciou? E V.Exa. já tem o telelé no bolso de fora para ser mais fácil apresentá-lo a uma autoridade de proteção civil - que pode ser um funcionário da Autoridade Nacional de Aviação Civil, por exemplo -, que lhe tenha entrado literalmente no quintal para verificar o seu grau de respeito pelas medidas?

Luís Lavoura disse...

Desde que o poder seja democrático e desde que seja para segurança sanitária, tudo é permissível e tudo faz sentido?

Luís Lavoura disse...

O Francisco medite no seguinte. Nenhum poder é absolutamente e totalmente democrático, porque a democracia não é uma coisa absoluta mas sim uma coisa relativa. Há poderes mais democráticos que outros, e é tudo.

Anónimo disse...

São decididas pelo poder democrático, querendo dizer-se que são decididas por um governo eleito. Mas são democráticas? Essa é a questão que lhe faltou responder. Em que outro país democrático, já agora, se admitiria que a policia nos pedisse o telemóvel para fiscalizar? não estou a dizer se é bom, se mau, estou apenas a perguntar isso.

Luís Lavoura disse...

Anónimo,
em que outro país democrático se admitiria que se forçasse )obrigasse) as pessoas a usar permanentemente (quando fora de casa) um telemóvel com geolocalização, o qual telemóvel e respetivas aplicações fornece todos os dados sobre essa pessoa, para além da sua geolocalização, a uma empresa privada localizada nos EUA?
Um indivíduo já nem pode ir a casa da amante sem que a Google ou a Apple tome conhecimento do facto?!

Anónimo disse...

Como eu gostaria de ter tempo e paciência para comparar este princípio do "poder de democrático" com tudo o que disseram do Passos Coelho e das suas medidas!

João Cabral disse...

Ditador! Fasc****! Ah, não, esperem, é o Costa, é o PS.

Anónimo disse...

Luís Lavoura, na República da Coreia.

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .