Não, não é erro, é mesmo Vezenuela, não Venezuela.
Vou tentar contar esta história como deve ser. Em Vila Real, a minha terra, há um empresário, uma figura simpatiquíssima que, um dia, há muitos anos, teve como prémio de um determinado êxito profissional, a oferta de uma viagem à Venezuela. Não me perguntem mais pormenores porque não sei. Só posso assegurar-lhes que esta historieta é 100% verdadeira.
Por um qualquer motivo de ordem profissional, um familiar meu, que desconhecia então a ausência do empresário no estrangeiro, tentou contactá-lo. Ligou para a empresa e foi atendido por um funcionário. O rapaz - porque era um jovem, ao que veio a apurar-se - explicou que o patrão estava ausente. E, com um rigor terminológico algo discutível, referiu-se desta forma ao paradeiro da entidade patronal: "Esta semana ele não está cá. Foi para a 'Vezenuela'!"
Magnífico! A corruptela impôs-se de imediato. Desde então, nos muitos anos que entretanto se passaram, numa ala da minha família de Vila Real, sempre que a figura desse empresário amigo vem à baila, sempre nos referimos a ele como "o Vezenuela".
Pior! Há uns tempos, num programa informativo da RTP, onde tinha ido falar sobre Maduro, Guaidó e o processo político venezuelano, uma jornalista colocou-me uma questão sobre a crise política que se vivia em Caracas. Lá falei do tema e, a certo passo, também referi o país. E não é que, em lugar de referir Venezuela, me saiu 'Vezenuela"? Tenho esperança que audiência da RTP, nessa noite de "gaffe", não tenha sido muito elevada...
Ando a pensar contar ao meu amigo empresário de Vila Real o nome que regularmente usamos quando a ele nos referimos. Estou certo que não vai levar a mal....
3 comentários:
Não deve precisar de contar, tendo publicado este texto a esta hora ele já deve saber, um dia destes está a telefonar-lhe, logo vê se ele levou a mal.
Um amigo meu, por sinal ilustre economista e infelizmente já falecido, referia-se sempre ao Afeganistão como “Afenaguistão”.
É engraçado que depois de Biden ter dito Putin em vez de Zelensky já um ou dois comentadores fizeram o mesmo.
Enviar um comentário