segunda-feira, julho 15, 2024

Ucrânia

A crescente plausibilidade de uma administração Trump, que já deixou claro que "fechará a torneira" financeira que sustenta a ação militar ucraniana, pode ter um efeito potenciador de uma negociação, mesmo a montante da sua entrada em funções. Kiev e a UE não devem ficar felizes.

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

a "torneira" financeira que sustenta a ação militar ucraniana

Não somente a ação militar, mas também a ação civil. O Estado ucraniano está hoje arruinado e, se não fosse a "torneira" financeira americana, não teria com que pagar aos seus funcionários públicos.

Luís Lavoura disse...

Kiev e a UE não devem ficar felizes.

Não é para mim claro.

Em Kiev há, provavelmente, diferentes opiniões. Há os "falcões" do movimento Azov, que já ameaçaram veladamente Zelenski caso ele se atreva a negociar com a Rússia. E há Zelenski e outros como ele, que estão a ver as coisas a dar para o torto e, provavelmente, gostariam de negociar.

Quanto à UE, tirando os "falcões" da Polónia e, sobretudo, dos países bálticos, e também da França, os outros estão basicamente a obedecer às ordens dos EUA. Mal essas ordens mudem, eles terão a habilidade para mudar a sua postura também.

Mas este é somente o meu "feeling", claro.

António disse...

Ver notícia no SAPO 24 com o título: Zelensky favorável à participação russa numa próxima conferência de paz

Anónimo disse...

Então agora, com o ticket Trump/Vance, é bom que os Starmers, os Scholtz e os Macrons comecem a pensar seriamente em irem tirando os seus times de campo. Vance é um homem jovem, inteligente, com as ideias muito bem arrumadas e sobre a Ucrânia tem convicções muito fortes. Pois, é melhor que comecem desde já a pensar que a Ucrânia Kaput e que é melhor começar a falar com o outro lado, antes que as condições venham a ser ainda piores do que o que já são. Enfim, nada do que alguns (muito poucos) não tenham vindo a alertar desde o princípio. Que grande escolha esta de Vance. Há mais de um ano que acompanho seu percurso, muitas vezes a pregar no deserto, chegando a dezembro isso acabou.
M. Prieto

Joaquim de Freitas disse...

Luis Lavoura disse: "Mas este é somente o meu "feeling", claro."

Mas é o bom, !

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...