domingo, fevereiro 13, 2022

Lítio

Portugal parece nunca perder uma oportunidade para perder uma oportunidade que lhe surja. A demagogia “nimby” sobre a exploração do lítio, contra a evidência científica e a racionalidade económica, pode fazer desperdiçar uma hipótese rara a um país reconhecidamente parco em recursos naturais.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Portugal não é parco em recursos naturais. Portugal, e a Península Ibérica em geral, sempre foi um local de grande exploração mineira. Desde a Antiguidade que sempre houve muitos povos a vir à Península buscar produtos mineiros. Portugal é pobre em carvão, petróleo e gás, sim, mas não em recursos naturais em geral.

Francisco Seixas da Costa disse...

7Ze. O que escreve no final do seu comentário impede-me de o publicar

José disse...

É verdade.

A prospeção (e possível exploração) de petróleo estraga a vista a partir das praias (e é contraditória com o wishful thinking energético).

A exploração de lítio estraga a paisagem (apesar de ser necessária ao zeitgeist).

As "quintas solares", mais uma vez, estragam a paisagem e afastam os animais.

E, para além dos parques eólicos ficarem mal na paisagem (sempre o mesmo), o som das ventoínhas à noite também incomoda o Seixas da Costa.

Vamos fazer o quê?!

Falta-nos a energia das marés, cujos aparelhos devem afastar os peixes preferidos dos pescadores.

O único conselho útil que se pode dar para viver neste país de malucos é fecharmo-nos na nossa bolha porque, lá fora, é tudo para esquecer.

Lúcio Ferro disse...

Concordo inteiramente, existindo aval das agências ambientais e também diálogo com as populações, este é um recurso significativo, deve ser explorado, sem prejuízo de todas as boas práticas e da sua fiscalização por autoridades nacionais e europeias. Utilizar a extracção de lítio como forma de arremesso político é não só indigno como pouco inteligente.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...